As atividades escolares na rede municipal retomam nesta segunda (7). São esperadas cerca de 27,6 mil crianças circulando pelas 86 unidades municipais – sem contar as redes estaduais e particulares, cujas aulas já iniciaram em sua maioria.
Volta às aulas em alerta II
No entanto, das cerca de 30 mil crianças entre 5 a 11 anos que podem ser vacinadas na Cidade, cerca de 47% já estão imunizadas – a imensa maioria com Coronavac – com a primeira dose. No estado, já são 1,7 milhão de crianças com a primeira dose (42,39% do total nesta faixa etária).
Volta às aulas em alerta III
Tais números poderiam ser melhores nesta retomada às aulas se não fosse o atraso provocado pelo Ministério da Saúde em liberar a vacinação para crianças, a despeito da posição favorável da Anvisa.
Volta às aulas em alerta IV
Não é à toa que neste sábado (5), ocorre o Dia C de Vacinação infantil contra a Covid, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado e prefeituras. Oportunidade para pais ou responsáveis levarem os menores para também se imunizarem.
Para refletir
Vale lembrar que, conforme registros oficiais, 7% das crianças santistas desta faixa etária foram infectadas com o coronavírus – números apenas com registros oficiais. O recorde ocorreu em junho/20, com 350 casos confirmados.
Lado triste
Desde o início da pandemia, foram seis crianças desta faixa etária que morreram em razão da Covid-19 apenas em Santos. Duas em 2020 e quatro no ano passado. Atualmente, dos 9 leitos de UTIs pediátricas da doença, 3 estão ocupados.
Alerta
Diante deste cenário, o médico neurocientista Miguel Nicolelis é um dos defensores da postergação do início das aulas por, pelo menos, duas semanas, para evitar uma explosão de casos nesta faixa etária e ampliar os perigos. Em entrevista ao Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, ele destacou também os riscos da Covid-19, que podem provocar sequelas irreparáveis em crianças.
Ninho agitado I
Os prefeitos de Santos, Rogério Santos, e de Guarujá, Valter Suman, estão revoltados com a proposta estadual do modelo de privatização da travessia de balsa entre Santos e Guarujá. Ela prevê um aumento da tarifa em cerca de 50%, passando de R$ 12,30 para R$ 18,41, além de correções anuais. E possibilidade de cobrança adicional aos finais de semana.
Ninho agitado II
Ambos querem marcar encontro com o vice-governador Rodrigo Garcia para discutir o processo de privatização do sistema de travessia. Santos, Suman e Garcia pertencem ao mesmo partido, o PSDB.
Voto declarado
O presidente da SPA, Fernando Biral, já antecipou seu voto publicamente ao governo do Estado durante participação no Jornal Enfoque – Manhã de Notícias. Se o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, for candidato ao governo paulista, o voto do executivo está garantido.
Lados opostos
A aproximação do PSB com o PT nas eleições presidenciais é inversamente proporcional à permanência da deputada Rosana Valle no partido socialista. Se a tendência for mantida, Rosana buscará uma agremiação mais próxima de sua ideologia. Ela já declarou publicamente que jamais votaria no ex-presidente Lula.
Quem Responde?
Quais…
serão as contribuições discutidas durante audiência pública sobre a desestatização do porto de Santos, que ocorrerá na 5ª (10), na Associação Comercial de Santos?
Deixe um comentário