
Chegado os meses mais frios, a tradicional festa junina toma conta dos lugares, promovendo muita dança e culinária típica caipira. Confira as cidades que promovem bons arraiás para toda a família e amigos.
Campina Grande
Considerado o maior São João do mundo, a Festa de Campina Grande, na Paraíba, começa na sexta (3) e se estende até 3 de julho. No local, inúmeras atividades estão disponíveis aos 2 milhões de espectadores estimados, em sua estrutura com mais de 40 mil metros quadrados de área, 150 barracas e mais de 50 câmeras de monitoramento eletrônico.
Integram a programação, no palco principal, danças típicas folclóricas e mais de mil horas de forró com artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Genival Lacerda, Magníficos, Cavaleiros do Forró, Calipso, dentre outros.
Dentre as novidades do ano estão o palco duplo, com homenagem a Genival Lacerda, que completa 80 anos de vida e 60 de carreira, ao cordelista Manoel Monteiro e decoração externa da Pirâmide Jackson do Pandeiro. Seguindo a tradição, a festa apresenta quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, casamento coletivo, Círio de São João, Expresso Forrozeiro, Projeto Cantoria de Viola no São João (apresentações de repentistas), Recanto dos Santos Juninos, Cordel, além da saborosa culinária regional.
Na decoração do ambiente, cultura nordestina com réplicas que retratam a história de Campina Grande montadas no Parque do Povo, uma fogueira gigante de 18 metros de altura, a réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição e o vilarejo que leva o nome originário da cidade, a Vila Nova da Rainha. Nesta Vila, são comercializados produtos artesanais. A entrada é gratuita. Informações pelo site.
Caruaru
Uma das maiores festas juninas do País se encontra no agreste de Pernambuco, na cidade de Caruaru. O São João este ano será realizado em homenagem aos 154 anos de emancipação da cidade e começa no dia 4 prosseguindo até o dia 29 de junho. Programação completa no site.
Mossoró
Outro grande festejo junino é o Mossoró Cidade Junina, que ocorre de 4 a 28 de junho, com shows de graça, há 15 anos, com artistas locais e nacionais. A cidade fica localizada na região oeste do Rio Grande do Norte, distante 282 quilômetros da capital Natal. A festa ocorre no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco com shows, quadrilhas juninas, feiras de artesanato e comidas típicas.
No palco principal do evento ocorre a apresentação de mais de 100 grupos musicais,além dos trios de forró pé-de-serra e encontro de sanfoneiros. Todas as atividades do Mossoró Cidade Junina são gratuitas. Um dos destaques da festa é o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, encenado ao ar livre e que conta a história de bravura e de resistência dos povo da cidade ao bando de Lampião, no ano de 1927.
Sudeste
Mais próximo da região, outros festivais juninos encantam turistas e moradores. É o caso da 40ª edição da Festa Junina da Paróquia São Rafael, que ocorre nos finais de semana de junho no Largo São Rafael, s/n, no bairro da Moóca, em São Paulo, das 19h às 23h.
A festa prevê reunir entre 2 a 3 mil pessoas por dia. Todo o dinheiro arrecadado irá para a manutenção da paróquia, com patrocínio de Nita Alimentos. Informações pelo site.