Prefeita de Praia Grande Raquel Chini aposta na abertura de mais empreendimentos | Boqnews
Entrada da prefeita Raquel Chini no Republicanos pode significar que ela disputará a reeleição, entendem observadores da política de Praia Grande. Foto: Jornal Enfoque/Arquivo

Oportunidades

20 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeita de Praia Grande Raquel Chini aposta na abertura de mais empreendimentos

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, aposta em novos empreendimentos e na geração de empregos que a cidade está atraindo.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Praia Grande passará por um ampla oferta de oportunidades de empregos nos próximos anos, com a entrega de novos empreendimentos comerciais.

Um deles será o novo shopping localizado em frente à prefeitura da cidade, no bairro Nova Mirim, do grupo Mendes.

“A expectativa é que ele seja entregue no próximo semestre”, diz a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

(Em nota: A reportagem contatou o grupo Mendes, responsável pelo espaço, para confirmar a previsão da entrega, mas não houve retorno até o fechamento deste texto)

Raquel Chini participou do Jornal Enfoque- Manhã de Notícias desta segunda (18).

Além disso, a prefeita também aposta na expansão do Litoral Plaza Shopping, na entrada do município, para geração de novos empregos.

Com área total de 300 mil metros m2 de área, sendo 164 mil m2 construídos, o empreendimento ganhará mais 58 mil m2, totalizando 222 mil m2 – cerca de 75% da área total do grupo.

Assim, com a nova ampliação de metragem, já está acertada a maior oferta de serviços públicos, como renovação do espaço do Poupatempo.

Além disso, a vinda de mais serviços públicos – em parceria com a Prefeitura de Praia Grande – para o local, como uma agência do INSS, unidade da Receita Federal e outros serviços municipais.

Dessa forma, com o acréscimo de área a ser construída, o Litoral Plaza Shopping saltará da lista dos 20 maiores shoppings do Brasil para a quinta colocação – atrás apenas do Center Norte, Aricanduva, ambos na Capital paulista; D. Pedro (Campinas) e o Recife Shopping (Recife).

“Será um dos mais modernos do País”, salienta.

Nesta expansão, estão programados também a instalação de um hospital particular.

E ainda: um hotel com salas comerciais, além de um complexo educacional, do ensino infantil à pós-graduação.

Faculdade de Medicina

Raquel também enfatizou que a prefeitura tem tentado atrair faculdades de Medicina para se instalarem na cidade, em razão do atendimento oferecido nas 30 unidades de Saúde da Família (USF), a maior do gênero entre as cidades da Baixada Santista.

Além disso, ela ressaltou a expectativa com o início do processo de terraplenagem do projeto Andaraguá, após décadas parado em razão de impedimento judicial.

Porém, as obras ainda não foram iniciadas.

“A expectativa é que até 17 mil empregos sejam gerados”, enfatiza.

O empreendimento dará um salto na logística da região, atraindo novos empreendimentos e contando com um aeroporto de cargas.

Ela também cita a geração de empregos decorrente da instalação de supermercados atacadistas e de hospitais, como os grupos mantidos pela Casa da Saúde e Transmontano.

A prefeita Raquel Chini falou das expectativas para geração de empregos na cidade e região e defendeu maior participação dos prefeitos contra a proposta que enfraquece as ações das regiões metropolitanas, conforme projeto do governo do Estado. Foto: Jornal Enfoque – Manhã de Notícias

Saúde

Durante o programa, a prefeita também destacou que a partir de maio o Pronto Socorro do hospital público Irmã Dulce será retirado do hospital, permitindo melhor atendimento pela população.

“Apenas haverá o atendimento emergencial via Samu. O hospital atuará de porta fechada, não misturando pronto atendimento com a entrada da emergência, que é SUS”, destaca.

Dessa forma, a prefeita enfatiza também a necessidade de maior aporte financeiro tanto do governo federal como estadual para bancar as despesas do hospital, 100% público.

Além disso, parcerias e credenciamentos estão sendo formalizados e ampliados para diminuir as filas de cirurgias eletivas.

“Estamos abertos a novos credenciamentos. A gente já firmou parcerias até para castração de animais “, destaca.

A prefeita, que também é presidente do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, falou sobre as dificuldades no gerenciamento de profissionais na área da saúde

Além disso, sobre o impacto da proposta do governo do Estado que unifica as agências metropolitanas.

Por sua vez, a proposta foi apresentada pelo ex-governador João Doria, pouco antes de deixar o governo paulista  no final do mês passado.

No caso, a Baixada Santista estaria atrelado às regiões de Sorocaba e Grande São Paulo.

“Os prefeitos precisam se unir, pois isso irá prejudicar nossas conquistas para a Baixada Santista”, defendeu.

Transporte

Assim, a prefeita também falou das discussões com a secretaria de Transportes Metropolitanos para mudanças no traçado do futuro VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que deixaria de se ligar ao terminal Tatico para o Tude Bastos.

Além disso, a possibilidade de expansão do modal para todo o litoral sul, deixando de lado a ideia anterior, do BRT – Bus Rapid Travel (uma espécie de corredor de ônibus ligando Praia Grande a Peruíbe).

“Os custos caíram”, enfatizou.

Dentro das melhorias logísticas, a prefeita também destaca as tratativas com a Ecovias para a construção de um novo viaduto na Curva do S.

Assim, ela falou também da proposta do Senado que permite liberação de recursos para suprir os custos no transporte com moradores idosos.

Além disso, ela também falou sobre sua permanência no PSDB, a despeito do seu padrinho político, seu antecesssor, o ex-prefeito Alberto Mourão ter migrado para o MDB, partido a qual já foi filiado.

Dessa forma, ela salientou que permanece na legenda, desde que isso não atrapalhe o relacionamento político com seu antecessor, pré-candidato a deputado federal.

“Meu líder político chama-se Alberto Pereira Mourão”, enfatizou.

Além disso, teceu elogios ao ex-governador João Doria e ao atual, Rodrigo Garcia.

Confira o programa completo 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.