Museu do Café celebra mês do folclore com apresentações culturais | Boqnews

ETC

09 DE AGOSTO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café celebra mês do folclore com apresentações culturais

Em agosto é celebrado o mês do folclore. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a ocasião será celebrada com a programação “Cultivando a Cultura do Brasil”, que traz apresentações teatrais, danças e músicas típicas de diferentes regiões do país. As atividades prosseguem no próximo dia 11, entre 9h e 17h, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em agosto é celebrado o mês do folclore. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a ocasião será celebrada com a programação “Cultivando a Cultura do Brasil”, que traz apresentações teatrais, danças e músicas típicas de diferentes regiões do país. As atividades prosseguem no próximo dia 11, entre 9h e 17h, e acontecem semanalmente às quintas e sextas-feiras, até 26 de agosto.


Nos dias 11,18 e 25, entre 9h às 17h, os visitantes que forem ao museu poderão aprender sobre a história do café de um jeito especial. Personagens como escravos, imigrantes, maquinistas, corretores, entre outros, serão os responsáveis por comandar a visita monitorada ao acervo da instituição, oferecendo informações e curiosidades sobre a trajetória do café no Brasil.


Já nas sextas-feiras, as atividades são voltadas para a música. No dia 12, às 18h30, sob a cúpula de entrada do edifício da Bolsa Oficial de Café, a atração é o Jongo dos Cafezais, do Grupo Zabelê de Cultura Popular. Realizado em rodas e semicírculos, a tradicional manifestação dos cafezais paulistas do sudeste demonstra como os escravos se comunicavam por meio da dança e da música, mantendo vivas as memórias do continente africano.


Na semana seguinte, dia 19, no mesmo local e horário, é a vez do fandango. Formado por oito integrantes que constroem seus próprios instrumentos – violas, rabeca e caixa de folia –, o Grupo Manema apresenta o ritmo musical que revela os saberes da cultura caiçara. Finalizando a programação, no dia 26, o Grupo Zabelê encena o espetáculo “Tradições de Nossas Vidas”, em que um caixeiro viajante conta tudo o que aprendeu sobre as tradições nordestinas – ciranda, cacuriá, cavalo marinho –, convidando o público a participar da celebração.


O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.


Serviço


Cultivando a Cultura do Brasil
Visitas Monitoradas Teatralizadas
Datas: 11,18 e 25/08
Horário: 9h às 17h
Preço: R$5


Jongo dos cafezais
Data: 12/08 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Preço: grátis


Grupo Manema
Data: 19/08
Horário: 18h30
Preço: grátis


Tradições de nossas vidas
Data: 26/08
Horário: 18h30
Preço: grátis

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.