A Prefeitura de São Vicente definiu a conclusão da obra na Ponte dos Barreiros nesta terça-feira (26).
Com isso o trânsito será totalmente liberado nos dois sentidos para tráfego de veículos.
Atingindo 100% dos serviços de recuperação e reforço da estrutura, apenas alguns detalhes como a sinalização vertical e horizontal de trânsito e melhorias no entorno do acesso estão sendo finalizados para que após 12 meses a ponte possa ser reaberta.
Nas redes sociais, o prefeito Kayo Amado anunciou comemorando o prazo para o fim da obra.
“Agora é oficial! Já tem data para o fim da obra de recuperação estrutural da ponte, 26 de julho, finalmente o sofrimento vai acabar, graças a Deus”.
Reforma
A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.
Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.
Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais devido às mudanças das temperaturas, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura decorrentes do tráfego), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.
Outro serviço realizado foi o “macaqueamento”, que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre.