Os fortes ventos que atingiram o litoral paulista, ultrapassando 100 km/h, na última quarta-feira, trazendo destruição e prejuízos é apenas uma pequena fotografia de um cenário cada vez mais frequente nos próximos anos em razão dos efeitos das mudanças climáticas. A certeza é que as ressacas se tornarão cada vez mais constantes.
Ciência no mar I
Neste sentido, merecem aplausos a iniciativa da prefeitura para instalação dos geobags na Ponta da Praia, que minimizaram os impactos da força da maré. Em 2016, fortes ondas destruíram o Deck do Pescador, inundaram garagens e trouxeram prejuízos aos moradores.
Ciência no mar II
Responsáveis pelos estudos e implantação dos geobags, os engenheiros e professores doutores da Unicamp, Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, tiveram um desafio único: criar ferramentas para minimizar os impactos das marés em uma área aberta como o estuário de um porto das dimensões ao de Santos. E deu certo, pois os impactos foram minimizados. Mas há necessidade de avanços e recursos financeiros, importantes para dar continuidade ao projeto.
Em busca de recursos
Os pesquisadores monitoram os impactos dos geobags e percebem que podem avançar ainda mais. Especialmente para fazer ajustes em algumas das sacas que estão no fundo do mar e necessitam de recuperação, como expansão para o trecho entre os canais 5 e 6, que tem sofrido o processo de redução da faixa de areia.
O que fazer com a areia?
Se por um lado, este trecho sofre com a diminuição, no outro extremo da orla, entre as praias do José Menino e Gonzaga, há o engordamento da faixa de areia. Aliás, o tema será objeto de encontro neste semana entre o pesquisador da Unicamp com técnicos da prefeitura, especificamente sobre as estratégias de remoção da areia que assoreia os canais 1 ao 3.
Limão
Passados dois anos da campanha eleitoral municipal, com direito a elogios públicos mútuos, o clima entre o prefeito Rogério Santos e a deputada Rosana Valle anda cada vez mais azedo. Nas redes sociais, a parlamentar gravou vídeo criticando-o pelo ‘esquecimento’ ao seu nome durante fala do prefeito no portal da prefeitura. E mostrou vídeos onde ela aparece buscando recursos para a obra. A polêmica é mais um aperitivo para as eleições de… 2024.
Qual interesse?
As redes sociais da prefeitura santista entraram na onda da volta do atacante Soltedo ao Santos FC. A dúvida: qual a relação do atleta com o Município? Alguns internautas aproveitaram para cobrar da prefeitura ações de apoio na construção do estádio do clube e outras melhorias no entorno.
À espera
Ainda não chegou na mesa do vereador Ademir Pestana o polêmico projeto do Executivo que garante mudanças substanciais no pagamento da sucumbência dos procuradores do município.
Literatura
Espalhador de Sementes é o nome do novo livro do vereador e decano da Câmara, Benedito Furtado, que será lançado no dia 2 de setembro no Instituto Oswaldo De Rosis (Abor), a partir das 18 horas.
Quem responde?
Por …
que a audiência pública sobre o transporte coletivo na Câmara já fala sobre a ‘renovação do contrato com a empresa de transporte’ e não sobre a licitação a ser feita? Afinal, a atual empresa já venceu a concorrência?
Deixe um comentário