Bate-papo beneficente abordará a política cultural em Santos e região
Qual a situação da relação entre agentes culturais, artistas e poder público na Baixada Santista? O que fazer para melhorar a política cultural na região? Com o intuito de contribuir com essas questões, o CineZen realizará, em 29 de outubro, um sábado, às 20 horas, na Ao Café, a 1ª edição do “CineZen – Política Cultural em Santos e Região”. O encontro é beneficente, em prol da Casa Vó Benedita. Pede-se a gentileza da doação de uma lata de Mucilon ou um quilo de alimento não perecível para a instituição.
A mesa será formada por Jamir Lopes, Leandro Taveira, Marcelo Ariel, Marcelo Rayel, Téo Ruiz e Ricardo Vasconcellos (mais detalhes abaixo). Todos desempenham relevantes papeis na fomentação cultural, colaborando com projetos e obras relevantes no segmento. André Azenha, editor do site, organiza e media o encontro.
O Ao Café (www.aocafe.com.br) fica na Avenida Siqueira Campos, 462, no Boqueirão, esquina do Canal 4 com a Rua Doutor Lobo Viana. Durante o evento, serão sorteados livros e vales-locação da Vídeo Paradiso.
Detalhes sobre os participantes:
Jamir Lopes é Produtor Cultural com experiências nas áreas públicas e privada. Pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidade de Girona (Espanha) e pelo Observatório Itaú Cultural (São Paulo). Implementou e coordenou projetos de destaque na cidade como: “Música na XV”, CarnaBonde, Virada Cultural Paulista, entre outros. Atualmente, na Secretária Municipal de Cultura de Santos, é o Coordenador de Informação e Centros Culturais, responsável pela gestão da rede municipal de Bibliotecas Públicas e pelos eventos literários. Coordena, ainda, os projetos musicais “Chorinho no Aquário” (semanal) e o Festival Caros Amigos de Santos (anual).
Leandro Taveira é produtor cultural e conselheiro de teatro e circo no CONCULT Santos. É formado em Administração de empresas com certificação pela FGV e em 2007 abriu sua própria produtora em Santos, a Via Arte Produções. Coordenador geral do Festival Santista de Teatro – FESTA 53, evento no qual atua desde 2006. É também conselheiro-fundador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Santos, ACS-Jovem.
Marcelo Ariel é poeta e performer, autor dos livros “Me Enterrem com Minha AR-15” (Coletivo Dulcinéia Catadora, 2007), “Tratado dos Anjos Afogados” (Letraselvagem Edições, 2008), “O Céu no Fundo do Mar” (Coletivo Dulcinéia Catadora, 2009), “Conversas com Emily Dickinson e Outros Poemas” (Selo Orpheu, 2010), “Samba Coltrane” (Yi Yi Jambo Cartonera, 2010), “A Morte de Herberto Helder” (Sereia Cantadora, 2011) e “A Segunda Morte de Herberto Helder” (21 Gramas Edições-Curitiba-2011). Atualmente desenvolve pesquisas sobre zonas de exclusão e zonas de conflito para seu próximo livro, é vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cubatão e um dos editores da revista eletrônica Pausa (revistapausa.blogspot.com).
Marcelo Rayel é conselheiro de Livro e Literatura do Conselho Municipal de Cultura de Santos (Concult), formado em Letras com habilitação em tradução pela Universidade Católica de Santos. É tradutor, escritor, revisor e professor de língua inglesa, com publicação na revista literária Mirante 74. Atuou como revisor do livro “Blogs do Além”, de Vitor Knijnik, e responde pela coluna Bomba de Cobalto, do CineZen, além dos blogs Pela Proa e Literaturial, este segundo como crítica literária.
Ricardo Vasconcellos é Diretor Geral do Curta Santos, assistente de coordenação da Oficina Cultural Pagu, conselheiro do segmento audiovisual e multi-meios do CONCULT Santos. e produtor cultural. Formado em administração de empresas com especialização em Gestão do 3º Setor (MBA – Unisantos). Na área artística, foi aluno especial de pós-graduação Artes Cênicas da Unicamp, ator, diretor teatral premiado em vários festivais brasileiros desde 1991.
Téo Ruiz é músico, compositor e produtor atuante, pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 2010, concluiu seu mestrado em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão e fez diversos cursos de aperfeiçoamento. Participou de CDs e de vários festivais, eventos de música e poesia pelo país. Idealizou o projeto Independência ou Sorte junto com Estrela Leminski e Makely Ka, importante evento da cena musical independente. Desenvolve oficinas e workshops sobre música brasileira e indústria musical. Em 2006, gravou o CD “Música de Ruiz” (primeiro trabalho solo com Estrela Leminski) de composições e parcerias com participações de Carlos Careqa, Glauco Soter, Ângelo Esmanhoto entre outros. É o escritor do livro “Contra-Indústria” (2006), base de suas oficinas e workshops sobre indústria musical. Seu último disco de composições, “São Sons”, lançado em 2011, também em conjunto com Estrela Leminski, traz diversas parcerias e participações. Elaborou e coordenou diversos outros projetos de sua autoria pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Desde 2005, atua como um dos representantes do Paraná em debates e discussões sobre políticas públicas para a cultura junto ao Ministério da Cultura e ao Fórum Nacional de Música, do qual hoje é o Interlocutor Geral. Está a frente da WhoIs Produções.
André Azenha é Jornalista, crítico de cinema, editor do www.cinezen.net e do CulturalMente Santista (santoscultural.net). É formado em Roteiro pela Escola de Cinema de São Paulo. Foi repórter e colunista de sites, revistas e jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Alagoas. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, “Poesia a Quatro Mãos”, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Em 2011, fez críticas de filmes para a revista Época São Paulo. No mesmo ano, passou a assinar colunas semanais no portal do Curta Santos e no Jornal da Orla. Mediou o ciclo Documentários Comentados, no Sesc Santos. Participa de e organiza ciclos de cinema e eventos culturais. Colabora com a revista literária Mirante e o Clube de Poetas do Litoral. Também é assessor de imprensa: atuou em agências de comunicação de São Paulo de 2008 a 2011. Em 2009, assessorou a Feira Música Brasil, maior evento do gênero na América Latina, ocorrido no Recife. Criou o CineZen em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”, com o objetivo de estimular a discussão e a produção cultural. Em 2011, lançou o site CulturalMente Santista, que visa criar um registro jornalístico, na internet, da memória cultural de Santos e região. Escreve também no blog pessoal www.andreazenha.com. Contato pelo e-mail [email protected].