Odair Gonzalez deixa a coordenação regional e a presidência do PL em Santos | Boqnews
Odair Gonzalez deixa a coordenação regional e a presidência do PL em Santos
Odair Gonzalez. Foto: Carla Nascimento
30 de janeiro de 2023

Odair Gonzalez deixa a coordenação regional e a presidência do PL em Santos

Após 18 anos à frente do Diretório Municipal  e da coordenação do Partido Liberal (PL) na Baixada Santista, o ex-vereador e atual presidente da Prodesan, Odair Gonzalez, anunciou sua saída de ambos os cargos.

No entanto, ele permanecerá no diretório nacional da legenda e  integrará o partido em âmbito estadual a partir de fevereiro.

“Isso é natural na política”, reconhece o experiente gestor público e político.

No partido desde 2005, Odair é amigo pessoal do presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto.

Assim, ele presenciou momentos turbulentos que o partido teve nos últimos anos.

Desde a união com o PT, no governo Lula, até a aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro mais recentemente.

Aliás, durante o governo Lula, o PL indicou por dois mandatos (2003-2010) o vice de Lula, o empresário José Alencar, já falecido.

Condenado pelo processo do Mensalão, Costa Neto esteve preso e recebeu indulto anos depois.

Maior partido

Hoje, o PL é o maior partido no Congresso, com 99 deputados e 14 senadores.

Aliás, graças ao acordo firmado entre Costa Neto e o presidente Jair Bolsonaro, que após o PSL (já extinto) ficou sem partido e entrou na legenda para concorrer à presidência.

Em razão desta longa amizade, Gonzalez optou em encaminhar o pedido de renúncia dos cargos por entender que não queria constranger o presidente da legenda.

“Na Baixada Santista, o PL elegeu uma federal (deputada Rosana Valle) e dois estaduais (Tenente Coimbra e Paulo Mansur). São pessoas que naturalmente querem o comando do partido para terem mais liberdade de trabalhar”, falou.

Gonzalez anunciou em primeira mão esta decisão durante o Jornal Enfoque desta segunda (30).

O oficialização da saída do cargo ocorreria ainda hoje (30), assegurou.

PL nacional

Além disso, Gonzalez aposta que a legenda terá participação efetiva nas eleições municipais de 2024 nas cidades da Baixada Santista.

Especificamente em Santos, ele diz que tem boas relações com o prefeito Rogério Santos, que tentará a reeleição.

“O PL foi o primeiro partido a apoiá-lo. Ele é uma pessoa especial, gosta de executar, trabalhar e agora está saindo mais vezes às ruas. Afinal, o povo quer carinho, ter proximidade. Ele é mais discreto e um bom administrador”, salienta.

“O partido está no governo. Estou genuinamente com o governo”, afirma.

No entanto, reconhece que o seu prazo à frente das discussões políticas está se encerrando.

“Daqui há dois anos, quero aposentadoria”, garante.

No entanto, algo difícil para quem gosta tanto de política.

No programa, ele também falou sobre o crescimento do PSD e a atual situação do PSDB, “que entrou em parafuso e isso pode influenciar em 2024”.

Sobre as eleições no Congresso e Assembleia, ele reconhece que uma vitória de Rogério Marinho (PL) no Senado será difícil perante o favorito Rodrigo Pacheco (PSD).

As eleições ocorrerão na quarta-feira (1), quando voltam as atividades no Congresso.

Já para a Assembleia Legislativa tudo caminha para a eleição de André do Prado (PL) como futuro presidente do Legislativo paulista.

Prodesan

Gonzalez está na expectativa sobre o resultado da licitação sobre a PPP – Parceria Público Privada do lixo da prefeitura de Santos, cuja abertura das propostas ocorrerá no dia 15 de fevereiro.

Isso porque haverá impacto nos serviços de limpeza urbana – hoje a Prodesan mantém contrato de fiscalização das atividades da Terracom, responsável pelas atividades.

Além disso, a empresa pública cuida dos serviços de limpeza de canais.

Gonzalez também tem expectativa sobre o terreno da Prodesan, onde hoje está a Usina de Asfalto, na Alemoa.

Parte dele poderá ser usada como estação de transbordo.

“Pode envolver uma área da Alemoa, que não vai prejudicar a produção de asfalto, mas vai prejudicar o trabalho de separação do lixo limpo para futura venda. Há quase uma centena de pessoas trabalhando lá”, salienta.

A área mede cerca de 30 mil m2 , avaliada em R$ 110 milhões.

Assim, se o terreno for usado para esta finalidade poderá reduzir o déficit da empresa com a Prefeitura de Santos.

“Já oferecemos o terreno à prefeitura para abater o passivo. Estamos aguardando. O Tribunal de Contas também nos cobra por isso”, diz.

No entanto, se a Prodesan deixar de realizar os serviços de limpeza e fiscalização, uma outra oportunidade irá se abrir, aposta Gonzalez.

Ou seja, a manutenção predial das escolas municipais, agilizando os serviços realizados.

“Nós temos serviços de excelência. As pessoas não sabem o que a Prodesan representa para a Cidade”, salienta.

Afinal, são 1.200 colaboradores atuando nas mais variadas áreas de serviços públicos.

Programa completo

Dessa forma, confira o programa completo

Fernando De Maria
Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.