Um novo ano letivo começou com novas metas novas e uma boa opção para este momento de recomeço é incluir alimentos novos e saudáveis na lancheira das crianças.
Os lanches são indispensáveis fontes de energia , macronutrientes e micronutrientes para que as crianças tenham disposição e concentração na aprendizagem e nas brincadeiras, mas para isso é necessário que os responsáveis evitem oferecer salgados fritos (fritura por imersão em óleo) ,biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, sucos de industrializados (de caixinha), doces, entre outros produtos ultra processados (alimentos ricos em aditivos químicos, conservantes e calorias).
Para que as crianças sigam em um desenvolvimento saudável, os responsáveis precisam oferecer alimentos frescos como:
- Frutas
- Legumes
- Verduras
- Cereais
- Grãos
- Carnes
- Leite
- Ovos
Veja a montagem de uma lancheira com estes tipos de alimentos:
Desse modo, prepare a lancheira com frutas frescas ou desidratadas, ao invés de sucos, mesmo que sejam sucos naturais ou integrais.
Substitua o hábito do consumo de sucos pela garrafinha de água.
Opte preferencialmente por pães, bolos, torradas e biscoitos nas versões feitas a partir das farinhas integrais e dos farelos.
Mesmo que a criança não rejeite alimentos como as frutas, inclua na lancheira para incentivá-la a experienciar a ingestão de alimentos frescos.
Além disso, escolha lancheiras térmicas e se necessário use bolsas de gelo para preservar a conservação dos alimentos.
Portanto, higienize diariamente a lancheira interna e externamente.
Motive a participação da criança no momento do preparo da lancheira, neste momento poderá expor as qualidades de cada alimento e a motivação pela qual determinado alimento foi escolhido para o lanche.