Na Bolívia, Santos recomeça jornada atrás do tetra da América | Boqnews

Esportes

15 DE FEVEREIRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Na Bolívia, Santos recomeça jornada atrás do tetra da América

Lá se vão dois meses desde o fatídico 4 a 0 sofrido diante do Barcelona, na final do Mundial de Clubes, que adiou por mais um ano o sonho do Santos em alcançar a terceira estrela. Mas nesta quarta-feira (15), o Peixe recomeça a escalada pela América ao estrear na Libertadores atrás do tetracampeonato e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lá se vão dois meses desde o fatídico 4 a 0 sofrido diante do Barcelona, na final do Mundial de Clubes, que adiou por mais um ano o sonho do Santos em alcançar a terceira estrela. Mas nesta quarta-feira (15), o Peixe recomeça a escalada pela América ao estrear na Libertadores atrás do tetracampeonato e em retornar ao Japão. O primeiro desafio é, literalmente, nas alturas: nos 3.660 metros de altitude de La Paz, contra o The Strongest (BOL).


O jogo terá transmissão do canal por assinatura FOX Sports — cujo sinal está liberado para as seguintes operadoras de TV à cabo: CTBC (canal 465), Nossa TV (36), Telefônica TV Digital (465), a TVA (50), Oi TV (520), a RCA (numeração variável) e NEO TV (numeração variável). Em Santos, as opções disponíveis para quem deseja assinar a FOX são a Nossa TV e a Telefônica TV Digital. Além disso, a rádio online do Santos transmitirá o jogo via site do clube: www.santosfc.com.br.








Em 2011, o Santos levantou a América pela terceira vez. Luta pelo tetra começa nesta quarta (15). Foto: Ricardo Saibum/Santos FC

Em 2011, o Santos levantou a América pela terceira vez. Luta pelo tetra começa nesta quarta (15). Foto: Ricardo Saibum/Santos FC


Caminhada


Indiscutivelmente, a caminhada será longa já a partir da primeira fase. Além dos mais de 2.414 quilômetros que separam Santos de La Paz, ainda haverá viagens a Porto Alegre (RS) e Chiclayo (Peru), para os embates contra Internacional e Juan Aurich, respectivamente. Considerando traslados de ida e volta, serão quase 15 mil quilômetros a serem percorridos pelo elenco santista — quase duas viagens (ida e volta) do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS).


Curiosamente, porém, será a primeira fase de Libertadores mais “curta” em termos de viagens, considerando a atual e as últimas quatro edições com participação santista. Em 2011, por exemplo, foram cerca de 16,4 mil quilômetros em traslados para Santiago (Chile), San Cristobal (Venezuela) e Assunção (Paraguai). Mas a excursão “campeã” foi a de 2008: quase 30 mil quilômetros, impulsionada pelos 7.901 quilômetros que separam Santos da mexicana Guadalajara.


Altitude


A edição de 2008 foi também a última vez na qual o Santos teve de encarar, ainda na primeira fase, a concorrência da altitude. Segundo o preparador físico do Peixe, Ricardo Rosa, para cada 1.000 metros de altura, é necessária uma semana de adaptação. Na ocasião, aliás, foram dois os desafios: ante o mexicano Chivas (1.566 metros) e o  boliviano San José (3.706 metros). Dessa vez, para “alívio” santista, só haverá o jogo da estreia.


O jogo


Para o duelo desta quarta-feira, o Santos terá novidades em relação ao time que vinha sendo titular. No meio-campo, Ibson renderá Elano e começará jogando. As laterais também estarão de cara nova. Pela direita, estará o uruguaio Jorge Fucile, que estreou no segundo tempo da vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto e agradou. Na esquerda, debutará pelo Peixe o ex-sãopaulino Juan.


Os rivais


The Strongest (La Paz, Bolívia) – 2.414 quilômetros de Santos
Campeão boliviano, tem a altitude como principal aliada em um grupo onde predominam times com sedes próximas ao nível do mar. Fará sua 18ª apresentação na Libertadores e deposita suas esperanças nos gols de Pablo Escobar — paraguaio com passagens por Ipatinga, Santo André, Mirassol, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto — e no meia Alejandro Chumacero, considerado uma das promessas do futebol local.


Juan Aurich (Chiclayo, Peru) – 4.041 quilômetros de Santos
Atual campeão peruano, chega para sua terceira Libertadores sonhando em ao menos chegar à segunda fase pela primeira vez. A aposta está nos gols do panamenho Luis Tejada e no futebol do meia William Chiroque, que defendeu o Peru na última Copa América. Também no elenco, um “velho conhecido” dos brasileiros: Edgar Balbuena, que defendeu o Corinthians entre 2009 e 2010.


Internacional (Porto Alegre) – 829 quilômetros de Santos
Após despachar o Once Caldas, o Colorado divide com o Santos o favoritismo na chave. Confia na categoria de Andres D´Alessandro pelo meio-campo, na velocidade de Dagoberto e no faro de gol de Leandro Damião. Aposta ainda na experiência de ex-campeões da América, como Tinga, Bolívar, Índio e Jesús Dátolo (campeão pelo Boca Juniors em 2007). O objetivo é claro: chegar ao tricampeonato e ao bimundial.


FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST (BOL) x SANTOS
Árbitro:
Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Christian Lescano e Luis Alvarado (ambos Equador)
Data: Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012, às 19h45 (de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
THE STRONGEST: Daniel Vaca; Enrique Parada, Delio Ojeda, Luis Méndez e Jair Torrico; Nelvin Soliz, Alejandro Chumacero, Sacha Lima e Ernesto Cristaldo; Pablo Escobar e Luis Melgar. Técnico: Mauricio Soria.
SANTOS: Rafael; Jorge Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Henrique, Arouca, Ibson e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.