Técnico do basquete 3×3 de Santos prepara seleção brasileira para copa do mundo | Boqnews
Foto: Divulgação
22 de março de 2023

Técnico do basquete 3×3 de Santos prepara seleção brasileira para copa do mundo

Em pouco mais de um mês, a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 se reúne para a primeira fase de treinamentos.

Sendo assim, visando a disputa da Copa do Mundo da modalidade, que acontece entre 30 de maio e 4 junho, em Viena (Áustria).

Portanto, quem comanda o sonho brasileiro nessa competição é o técnico Luca Carvalho.

Ele concilia a rotina na seleção com os treinamentos do time de Santos (De Rosis/Fundação Pró-Esporte – Fupes).

Foto: Divulgação

Carvalho conta que o objetivo da seleção nesta competição é ficar entre as oito principais seleções do mundo, melhorando a 14ª colocação do mundial anterior. “Nosso grupo contará com a seleção da Sérvia, os melhores do mundo, além da presença da França, que começa a montar um time visando a olimpíada que sediarão em 2024 em Paris”.

Basquete 3×3

Oriundo do basquete tradicional, o 3×3 é disputado em área de 15m x 11m, o equivalente à metade da quadra padrão da modalidade, com uma só cesta, mantendo as marcações originais.

As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3×3 são pontuados dois e como o próprio nome sugere, cada equipe tem três jogadores, em vez dos cinco do basquete tradicional.

Luca Carvalho destaca que Santos tem sido fundamental para o desenvolvimento da modalidade, que foi criada oficialmente em 2007, sendo uma evolução do antigo jogo de 21 (até atingir 21 pontos), que se praticava em todo o mundo.

“O trabalho de Santos é muito mais do que formar uma equipe para elite, apesar de vencer os torneios que disputa. Percebo que a Cidade se preocupa com o fomento do esporte no geral, uma proposta de longo prazo para formação de cultura da modalidade, para que jogadores de alto nível surjam no futuro”.

Cidade

Esse, segundo o treinador, foi um dos motivos dele ter escolhido Santos para viver e trabalhar no esporte.

Carvalho lembra da quadra oficial (de acordo com as regras da Fiba – Federação Internacional de Basquete) construída no Novo Quebra-Mar (foto abaixo) e do quanto isso representa para o novo esporte olímpico.

“Trata-se de uma modalidade nova, que por conta disso ainda possui poucos atletas formados; geralmente contamos com jogadores que vieram do basquete e encontram espaço na modalidade. Em Santos essa cultura está começando a mudar, pois vejo que nas quadras já jogam usando as regras oficiais do 3×3”.

Foto: Divulgação/PMS

Enquanto a competição mundial não chega, Luca Carvalho se dedica ao treinamento da equipe santista, à prospecção de novos talentos e à divulgação da modalidade. “Criei um canal no YouTube, o Check Ball, onde falo um pouco sobre as regras e tento levar o esporte para mais pessoas”. Quanto à equipe santista, a volta às competições será ainda em abril para a segunda etapa da Liga ANB de Basquete 3×3.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.