Cutucar o ouvido com objetos pode render problemas auditivos | Boqnews
9 de março de 2012

Cutucar o ouvido com objetos pode render problemas auditivos

Cotonete, tampa de caneta, grampos entre outros objetos acabam sendo usados para aliviar aquela coceirinha desconfortável no ouvido ou simplesmente para limpá-lo, mas o otorrinolaringologista Raimundo Fazio alega que todas essas técnicas fazem mal à saúde. 
“O cerume é uma secreção que existe na pele do canal auditivo. Ela serve, de forma protetora, para isolar esta pele da umidade e de outros agentes”, destaca. Fazio ainda ressalta que conforme a cera chega próximo ao canal auditivo vira pó. “Por essa razão, não é necessário fazer qualquer tipo de limpeza”. 
Passar o cotonete sem cautela pode render diversas consequências que muitas vezes só conseguem ser revertidas com a ajuda de um profissional. “A pessoa pode tirar o excesso na concha da orelha (parte externa). Colocar o cotonete dentro do ouvido pode empurrar o cerume de volta e até furar o tímpano”, explica o médico. “Por ser uma membrana muito fina, fura com facilidade”, ressalta. Fazio indica que o indivíduo, após o banho, passe papel na concha da orelha para limpá-la. 
Em alguns casos, quando há a sensação de que o ouvido fechou, está abafado, dolorido ou com secreção por causa do acúmulo de cerume, é essencial procurar um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma limpeza e aconselhar melhor o paciente. 
Segundo o otorrino, indivíduos que têm um determinado tipo de pele que facilita na descamação do canal auditovo — como as pessoas que sofrem de psoríase e/ou dermatite — tem de fazer periodicamente uma limpeza auditiva com um profissional.  
Verão
Nesta época do ano, a incidência de problemas auditivos é muito maior. “A frequência de banho de mar e principalmente de piscina influenciam em inflamações no ouvido”, explica. “A piscina tem muitas substâncias, que por sinal são muito fortes”.
As pessoas que não sofrem de alguma sensibilidade ou problema no ouvido para se livrarem da água que está no ouvido, o médico indica pingar álcool nos dois ouvidos. “Se pingar apenas em um, a pessoa terá tontura”, diz.  
Brinco
Não só com o ouvido, mas o cuidado também deve ser tomado com a orelha, seus nervos e cartilagem. “É um erro colocar brincos na cartilagem. O lóbulo  é o local mais indicado da orelha a ser furado”, enfatiza Raimundo Fazio.   
Há possibilidades de acontecer uma inflamação nesta área que muitas das vezes indica uma manifestação alérgica ou apenas a má higienização. “No caso das alergias, o indivíduo deve ficar sem o brinco para que a situação não piore”, finaliza o médico. 
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.