Operação Comboio em vigor no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)
Em razão da visibilidade inferior a 100 metros no topo da serra, devido à neblina, está em vigor no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) a operação Comboio. Segundo a Ecovias, concessionária das estradas que ligam a Capital à Baixada Santista, o tráfego é represado a partir da praça de pedágio Riacho Grande, localizada no quilômetro 31, e a partir da praça de pedágio Piratininga, no quilômetro 32, sentido litoral.
A cada meia hora, grupos de 500 veículos são escoltados por viaturas da Ecovias e da Polícia Militar Rodoviária até um ponto onde a visibilidade é melhor. Em razão da baixa visibilidade, já estão posicionados, em pontos estratégicos nos dois sentidos do SAI, painéis de mensagens variáveis móveis, que alertam os motoristas sobre as condições adversas. As mesmas mensagens também são disponibilizadas nos painéis de mensagens fixos.
Viaturas da concessionária e da Polícia Militar Rodoviária estão posicionadas em pontos de menor visibilidade, além circularem em velocidade reduzida no sentido Capital, contribuindo com a redução de velocidade no trecho por parte dos motoristas. A interligação entre Anchieta e Imigrantes no planalto está bloqueada, também devido neblina. Caminhões e carretas devem utilizar obrigatoriamente a Anchieta no trecho de subida da serra.
O SAI opera em esquema 5×3. A descida é feita pela pista norte da via Anchieta e sul da rodovia dos Imigrantes. Para a subida o motorista utiliza a pista norte da Imigrantes. Vale lembrar que o trecho de serra da pista sul da Anchieta, entre os quilômetros 40 ao 55, recebe manutenção até sexta-feira (31) e estará interditado até quinta (29) entre às 6h30 e 16 horas.
