Santos celebra o choro com programação variada e gratuita | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

04 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos celebra o choro com programação variada e gratuita

Vinda de Verônica Ferriani a Santos é destaque

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ritmo de identidade tão brasileira, o choro, é o grande protagonista do cenário cultural em Santos a partir de hoje (04) quando a Cidade realiza a Semana do Choro de Santos 2023.

Sendo assim, o evento acontece até sábado (06) e toma conta da Cidade, sobretudo do Centro Histórico, oferecendo gratuitamente uma programação de alta qualidade, com shows, roda temática de conversa e feira de artesanato.

Desse modo, as celebrações reverenciam os músicos Waldir Azevedo e Pixinginha, patrono do choro, além do aniversário de 21 anos de criação do Clube do Choro de Santos.

Ademais, destaque especial para a vinda a Santos da cantora e compositora Verônica Ferriani que se apresenta sábado no Chorinho no Aquário.

“Este ano estamos reverenciando o centenário do grande cavaquinista Waldir Azevedo. A programação traz um show especial com o repertório dele e também debate a obra e o legado de Pixinguinha, cuja morte acaba de completar 50 anos e que é a principal referência do choro. Nosso objetivo em eventos como este é fortalecer o patrimônio imaterial do Brasil”, conta Luiz Pires, vice-presidente do Clube.

Embora o Dia Nacional do Choro seja oficialmente o 23 de abril, pesquisas apontaram recentemente que Pixinguinha pode ter nascido em 4 de maio.

Dessa maneira, a data foi escolhida para a abertura da programação, com uma roda de choro a partir das 19h na sede do clube, com a participação do músico norte americano John Berman acompanhado pelos músicos do clube: Edinho Schmidt, Monteiro, Arizinho 7 Cordas e Alexandre Branches.

Atrações

Outro destaque da programação é a roda de conversa sobre o tema Pinxinguinha, Pelé e a formação da identidade brasileira.

Portanto, no sábado, às 14 horas, no foyer do Museu Pelé, debatem sobre o assunto o pesquisador de música brasileira e presidente do clube do choro, Marcello Laranja e o jornalista e músico Douglas Martins.

Na mediação está o produtor cultural Jamir Lopes, idealizador e responsável pelo projeto cultural Chorinho no Aquário, que completa 16 anos no próximo mês.

“Pixinguinha foi o Pelé da música. Misturou, com criatividade, valsas, polcas e modinhas, com elementos afro-brasileiros. E assim criou o Choro e mudou a música brasileira”, detalha Jamir.

Além disso, mais um ponto alto é o show que reunirá dois ícones do gênero para celebrar Waldir Azevedo. Os músicos Canhotinho e Luizinho 7 Cordas se apresentam a partir das 20h no Largo do Valongo.

Ambos atuaram juntos com Waldir no grupo Demônios da Garoa em turnê por todo País na década de 1970 visando resgatar a música popular.

Waldir é compositor de canções imortais, como Brasileirinho, Delicado e Pedacinhos do Céu. Canhotinho era considerado por ele seu sucessor natural.

Ao lado de Canhotinho no show está Luizinho 7 Cordas, considerado o mais autêntico representante paulista do violão 7 cordas.

Ele é o patrono do projeto social Escola de Choro e Cidadania mantido pelo Clube do Choro de Santos, que oferece acesso ao universo da música para jovens e crianças da região de cortiços do entorno do Mercado Municipal.

Já acompanhou grandes talentos, como Elizeth Cardoso, Jamelão, Paulinho da Viola, Clara Nunes e Emicida.

 

Verônica Ferriani em Santos

Uma das mais potentes e talentosas artistas da atualidade, a cantora e compositora Verônica Ferriani é importante destaque da Semana do Choro de Santos 2023.

Dessa forma, Verônica vem a Santos apresentar seu show Aquário em Concerto no projeto cultural Chorinho no Aquário, às 18 horas.

Esse disco rendeu a ela os prêmios Catavento e Grão de Música. Além de passear pelo repertório autoral, a apresentação promete embalar a todos com canções de compositores que a inspiraram na obra, como Gilberto Gil, Chico Buarque e Criolo,

Contudo, essa é a segunda vez que Verônica se apresenta no projeto. A primeira aconteceu com homenagem a Cartola. “Foi uma delícia, o público super caloroso e tenho uma ligação grande com Santos. Passei meus primeiros quatro anos na Cidade e como na minha carreira trilhei por muito tempo o caminho do samba, fiz muitos amigos em Santos. Sinto como uma cidade realmente aberta para a música, amiga do choro, do samba e é especialmente uma alegria poder voltar pra cantar”, conta.

Ademais, Verônica tem quatro álbuns lançados, dois deles autorais. Lançou ainda, no ano passado, série de seis álbuns gravados em duo, projeto denominado “12 Anos em 6 Violões” e gravado ao vivo em estúdio, em que é acompanhada por seis violonistas de destaque nacional: Swami Jr, Gian Correa, Manoel Cordeiro, Cainã Cavalcante, Marcelo Cabral e Chico Saraiva.

Desse modo, em seu currículo também se destaca o fato de ter acompanhado Toquinho em turnê por sete anos, além de, a convite, já ter dividido palco em participações especiais com Beth Carvalho, Elton Medeiros, Moacyr Luz, Monarco e Mart’nália.

Chorinho no Aquário

O Chorinho no Aquário acontece todos os sábados, ao entardecer, com apresentações gratuitas, na Ponta da Praia. É uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com apoio institucional do Clube do Choro de Santos, e patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Portanto, a apresentação deste sábado abre a turnê que Verônica Ferriani faz pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) – Governo do Estado de São Paulo.

Contudo, a Semana do Choro de Santos 2023 é organizada pelo Clube do Choro de Santos e realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de emendas parlamentares dos vereadores Fabrício Cardoso e Benedito Furtado.

Além disso, o evento também apoio também da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, e parceria com o projeto Chorinho no Aquário e Zopp Criativa Produções.

Confira a programação completa:

 

Semana do Choro de Santos 2023

Dia 04 de maio (quinta-feira)

Local: Sede do Clube do Choro (Rua XV de Novembro, 68)

Atividade: Roda de Choro com o convidado especial John Berman

Músicos da casa: Edinho Schmidt, Monteiro, Arizinho 7 Cordas e Alexandre Branches

Horários: abertura da casa às 19h, início da roda às 20h, intervalo às 21h30, segunda entrada da roda às 22h e 24h encerramento.

Na segunda entrada será permitido a participação espontânea de músicos.

 

Dia 05 de maio (sexta-feira)

Local: Largo do Valongo/Museu Pelé

12h – Show – Duo Choro de Bolso

14h – Show – Choro de Crina

17h – Show – Regional Caiçara

19h – Show – Aqui Tem Choro

21h – Show – Maynard Carvalho e banda

 

Dia 06 de maio (sábado)

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia

18h – Show – Verônica Ferriani – Aquário em Concerto

 

Local: Largo do Valongo/Museu Pelé

11h – Show – Pra que Chorar – part. Mano Jotta

14h – Roda de Conversa no foyer do 1º andar do Museu Pelé

Tema: Pixinguinha, Pelé e a formação da identidade brasileira

Convidados: Jamir Lopes, Marcello Laranja e Douglas Martins

15h30 – Show – Choro Negro – part. Abecca (lançado em 2022 no Festival Santos Arte Preta)

18h – Show – Caros Amigos – part. Mariana do Cavaco

20h – Show – Canhotinho, Luizinho 7 cordas e trio

Confira as novidades no instagram: @chorodesantos

Mais datas

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.