Junho é o mês das Mulheres em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Festival

16 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Junho é o mês das Mulheres em Santos

De 18 a 24 de junho acontece o “Chiquinha Gonzaga Fest” – festival com line-up 100% feminino

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Acostumadas a serem homenageadas apenas no mês de março, as produtoras, cantoras e compositoras Carla Mariani, Letícia Alcovér e Raffa Pereira, resolveram criar um festival 100% feminino, no meio do ano, para mostrar que todo dia é dia de lembrar da força e garra da mulher brasileira!

A ideia surgiu no começo de 2022 e logo foi tomando forma. Ainda sem nome definido, apenas utilizando o nome “Projeto Elas”, as idealizadoras do festival apresentaram suas ideias para alguns vereadores da cidade em busca de alguma ajuda financeira.

A ideia conquistou o coração dos vereadores Telma de Souza, Benedito Furtado e Lincoln Reis, que destinaram emendas para que o evento acontecesse em 2023.

Chiquinha Gonzaga Fest

O nome “Chiquinha Gonzaga Fest” surgiu em uma pesquisa sobre compositoras brasileiras. A figura da maestrina aparece como uma das as principais autoras do país e caiu como uma luva, pois, além de tudo, Chiquinha Gonzaga foi pioneira em diversas áreas!

A artista foi primeira mulher a reger uma orquestra, além de ter sido a primeira pessoa a colocar letra em uma marchinha de carnaval – a famosa canção “Ó abre alas”.

Para isso, enfrentou uma sociedade opressora e patriarcal, criando profissões inéditas para as mulheres, até então.

Com o nome definido, era chegada a hora de estruturar o evento e pensar nas artistas que comporiam essa primeira edição.

Para isso, as produtoras abriram inscrições para todo tipo de arte: música, dança, poesia, entre outras.

O link foi divulgado nas redes sociais e recebeu inscrições de toda parte da Baixada Santista! Ao todo foram 40 inscrições, o que surpreendeu as produtoras. Treze artistas foram escolhidas para integrar o festival.

Line-up

No total, o line-up tem 26 artistas, que farão pocket shows, shows acústicos e elétricos, slam (composto por 8 mulheres), open mic, poesia, contação de história e dança – tudo autoral.

As atrações artísticas acontecerão em diversos pontos da cidade: Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Mucha Breja (Ponta da Praia), Merlô Vinho e Bossa (Gonzaga), Instituto Arte no Dique (Zona Noroeste), Concha Acústica (praia) e Herval 33 (centro) – este último contará, também, com uma feira de expositoras.

Para completar a programação, uma roda de conversa sobre empreendedorismo artístico e oficinas profissionalizantes serão oferecidas para artistas e população no geral.

São elas: “Filme Mobile – gravando vídeos profissionais com o celular”, “Identidade Visual e Canva para Artistas” e “Expressão Corporal e Interpretação”.

As vagas são limitadas e qualquer pessoa que tenha interesse em participar das oficinas pode se inscrever através do link: https://forms.gle/2ffVMujMvQhAhB816.

 

Todas as atividades são gratuitas! Confira a programação:

  • Domingo, 18, 14h – Abertura do Festival na Lagoa da Saudade

14h – Slam

16h30 – Show Bona Koti

17h30 – Show Raffa Pereira

19h – Show MONNA

  • Terça, 20, 15h – Casa do Artesão / Trem Bélico

15h – Oficina “Filme Mobile – gravando vídeos com o celular”, com Mônica Donatelli

Inscrições: https://forms.gle/2ffVMujMvQhAhB816

  • Terça, 20, 19h – Mucha Breja

19h – Encontrão das Minas + Open Mic

  • Quarta, 21, 19h – Merlô Vinho e Bossa

19h – Pocket Show Gab Veneziani

19h30 – Roda de Conversa – Tema: Empreendedorismo Artístico

  • Quinta, 22, 14h – Instituto Arte no Dique

14h – Pocket Show Jungle Jun

15h – Contação de História, com Preta de Neve

15h30 – Pocket Show Isis Wit

  • Quinta, 22, 19h – Online

19h – Oficina “Identidade Visual Para Artistas”, com Gabriela Rodrigues

  • Sexta, 23, 19h – Concha Acústica

19h – Pocket Show JULIAR

19h25 – Contação de História, com Preta de Neve

19h40 – Dança Flamenca, com Allany Leone

19h50 – Leitura de Poesia, com Bárbara Zarif

20h – Show Tamara Angel

  • Sábado, 24, 11h – Casa do Artesão / Trem Bélico

11h – Oficina “Expressão Corporal e Interpretação”, com Miriam Vieira

Inscrições: https://forms.gle/2ffVMujMvQhAhB816

  • Sábado, 24, 15h – Herval 33

15h – Feira de Expositoras + música ambiente

16h20 – Dança, com Tatiana Justel

16h30 – Show Bárbara Pappert

17h30 – Poesia musicada, com Chris Ritchie

18h – Show Preta Jô

19h10 – Poesia musicada, com Chris Ritchie

19h30 – Show Ana Cigarra

20h50 – Poesia musicada, com Chris Ritchie

21h – Show Carla Mariani

 

Onde fica

Quando: de 18 a 24 de junho

Onde: Lagoa da Saudade, Mucha Breja, Museu Pelé, Merlô Vinho e Bossa, Instituto Arte no Dique, Concha Acústica, Casa do Artesão e Herval 33.

Entrada: Gratuita

Apoio: Vereadores Telma de Souza, Benedito Furtado e Lincoln Reis; Prefeitura de Santos, Regional dos Morros e Secretaria de Cultura de Santos; O Condado, Parvati Store, Herval 33, Instituto Arte no Dique, Merlô Vinho e Bossa, Movimento Santo de Casa e Mucha Breja

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.