Hermeto Pascoal será o patrono do 1º Santos Jazz Festival | Boqnews

ETC

20 DE ABRIL DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Hermeto Pascoal será o patrono do 1º Santos Jazz Festival

Com o objetivo de democratizar o acesso à música de qualidade e estabelecer o município como referência no fomento musical, será realizado, de 14 a 17 de junho, o 1º Santos Jazz Festival. Trata-se do primeiro grande festival de jazz do litoral paulista, apoiado pela Lei Rouanet. Serão vinte apresentações, mais oficinas, todas gratuitas, em […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Com o objetivo de democratizar o acesso à música de qualidade e estabelecer o município como referência no fomento musical, será realizado, de 14 a 17 de junho, o 1º Santos Jazz Festival. Trata-se do primeiro grande festival de jazz do litoral paulista, apoiado pela Lei Rouanet. Serão vinte apresentações, mais oficinas, todas gratuitas, em ruas e boulevares do Centro Histórico, Bolsa Oficial do Café e teatros Coliseu e Guarany.

Para começar com o pé direito, o festival terá como patrono Hermeto Pascoal. Celebrado internacionalmente, o compositor, arranjador e instrumentista de 76 anos fará o show de abertura, ao lado da Orquestra Sinfônica de Santos e da Jazz Big Band, onde apresentará uma canção inédita especialmente para a ocasião: Do Brasil Para o Mundo. “Busquei inspiração em minha trajetória: passei minha infância entre as aves, próximo à natureza. Depois, a música me propiciou viajar o mundo e conhecer metrópoles. Música é universal, não importa o país de onde você vem”, comenta.
Na programação, constam outros nomes reconhecidos nacionalmente e fora do Brasil, a exemplo de Yamandu Costa, Heraldo do Monte, Arismar Espírito Santo, André Christovam e Delicatessen.
“É importantíssimo para Santos sua inserção no cenário da música instrumental e jazzística brasileira. O intercâmbio artístico/cultural que o Santos Jazz Festival irá proporcionar trará excelentes frutos, tanto na formação de plateia para este tipo de espetáculo, como também para nossos próprios instrumentistas, que trocarão experiências com talentos do porte de Hermeto Pascoal e Yamandú Costa, além de terem seus trabalhos apreciados em larga escala, fato que somente um festival como este pode propiciar”, afirma Carlos Pinto, Secretário de Cultura de Santos.
“O jazz é um conceito de música de qualidade, não somente o jazz puro, mas a música instrumental, vocal, ritmos que improvisam e que valorizam o músico. Várias cidades do Brasil já promovem seus festivais de jazz há muitos anos, como Ouro Preto, Belo Horizonte, Rio das Ostras, Paraty, Guaramiranga (Ceará), São Paulo.. Chegou a vez de Santos, que sempre foi um celeiro artístico. Queremos valorizar em primeiro lugar, sempre, o músico brasileiro”, ressalta Denise Covas, diretora-executiva do festival. 
Segundo Jamir Lopes, diretor de produção do evento, “O Santos Jazz Festival nasce com a missão de democratizar o acesso à música de qualidade, e o intercâmbio artístico entre os músicos e estudantes  da região com artistas consagrados nacional e internacionalmente”.

Incentivo ao Turismo

Além de valorizar a cultura e promover o encontro entre músicos da Baixada e outros estados, aproximando-os do público, o Santos Jazz Festival também beneficiará o setor turístico. “A cidade vive um momento positivo, graças ao Pré-Sal e à efervescência do meio imobiliário. Um festival de música dessa proporção deverá atrair pessoas da capital, do interior, das outras cidades do litoral e outros estados”, explica Marcelo Fachada, Secretário de Turismo de Santos.
“No centro histórico de Santos encontramos o cenário perfeito para colocar essa ideia em marcha. Vamos povoar os boulevares, ruas centenárias, e também os teatros Coliseu e Guarany e a Bolsa Oficial do Café, de pessoas dispostas a compor, com um time de músicos de primeira linha, uma festa de ritmo, vibração e poesia”, celebram os organizadores.
Largada

Para lançar o site oficial do Santos Jazz Festival e o cronograma completo, será realizada uma grande jam session, na segunda, 23 de abril, a partir das 20 horas, no Cheers Pub. Estão confirmadas as presenças de nomes relevantes da cena musical santista, como Mauro Hector, Kika Willcox, Alexandre Birkett, Babi Mendes, José Simonian, Maurício Fernandes, Théo Cancelo e Sambália Trio.
Programação completa:
Abertura do festival: QUINTA (14/06)

Teatro Coliseu: 21h – Orquestra Sinfônica Municipal, Hermeto Pascoal e Jazz Big Band

SEXTA (15/06):
Teatro Guarany

10h – Workshop com Arismar do Espírito Santo
15h – Workshop com Hermeto Pascoal
A partir das 18 horas – Rua XV
– Família Gordon (Dave, Izzy e Tony Gordon)
– Bocato, Hildebrando Brasil e Quarteto Simonian
– Kika Willcox e Convidados
– Mauro Hector Trio
– Arismar do Espírito Santo & Banda


Palco Bolsa do Café:
12h – Mauricio Fernandes Trio & Débora Tarquínio
17h – Trio Cor das Cordas
 
SÁBADO (16/06)
Teatro Guarany
10h – Workshop com Michel Leme
15h – Mauro Hector e Luiz do Monte (filho de Heraldo do Monte, um dos maiores guitarristas do mundo)
Rua XV
Babi Mendes e Banda
Filó Machado Quarteto
Delicatessen – jazz e bossa (RS)
Heraldo do Monte e Luiz do Monte
André Christovam – blues
 
Palco Bolsa do Café
15h – Alexandre Birkett Trio
17h – Robson Nogueira Trio & Celso Lago        
 
DOMINGO (17/06)
Teatro Guarany
11h – Aula apresentação do Jazz Combo de Tatuí*
* Tatuí tem um conservatório que é referência musical tanto no jazz como no choro
Palco Bolsa do Café:
13h   Sambália Trio
15h – John Berman & Choro in jazz (EUA)
Encerramento
Teatro Coliseu 20h 
– Roberto Sion
– Yamandu Costa Trio
O festival é patrocinado pela Vale Fertilizantes, através da Lei Rouanet. Tem o apoio da Prefeitura de Santos, do Governo do Estado de São Paulo e da Escola de Música &Tecnologia (EM&T).
 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.