A Prefeitura de Guarujá, em seu objetivo de garantir qualidade de vida para todos, conseguiu reduzir, em cerca de 20%, o número de animais abandonados na Cidade, na comparação com o primeiro semestre de 2022.
Sendo assim, os dados, divulgados pela Superintendência de Bem-Estar Animal, também revelam que, até julho deste ano, houve adoção de 555 animais na Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal (Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha.). No mesmo período do ano passado, houve o abandono de 1.068 animais na Cidade.
De acordo com a superintendente da Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal, Daniele Coelho da Silva, “os números são resultados de um trabalho intenso de conscientização e divulgação de cuidado com pets, e a importância das castrações, evitando a reprodução incontrolável, de cães e gatos e assim diminuindo consideravelmente os abandonados”.
Além disso, ao longo do ano, ocorreram quatro feiras de adoções, além de ações em conjunto com outros eventos.
Dessa maneira, recentemente, 12 cães ficaram disponíveis para adoção na 8ª edição do evento geek Guarufestival e, ao final do evento, oito pets ganharam um novo lar.
Como denunciar
Maus-tratos contra cães e gatos é crime, conforme a Lei Federal 14.064/20, conhecida como Lei Sansão.
Dessa maneira, pode resultar em punição com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.
Todos os animais abandonados, vítimas de violência ou doentes têm encaminhamento para a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal.
Portanto, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Para denunciar alguma situação deste tipo, o munícipe deve se dirigir até a Unidade ou ligar para a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (13) 3348-4750. Além disso, há garantia quanto ao sigilo do denunciante.
O amor da adoção
Atualmente, existem 145 cães adultos, disponíveis para adoção, todos eles estão vermifugados, castrados. E cerca de 20 cães filhotes, que já saem com agendamento para castração.
Além disso, os animais saem microchipados, técnica que consiste na implantação de um chip, que contém informações sobre saúde, raça e o dono.
É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para conclusão do processo adotivo. O tutor também deve assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a zelar pela saúde e bem-estar do pet.
Ademais, a Unidade também acompanha os novos donos dos animis para analisar o estado de saúde do cão.