Quase 201 anos após a promulgação da Independência do Brasil, uma nova expedição sairá a campo fazendo o mesmo percurso que D. Pedro I fez há dois séculos.
Para celebrar a data, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil realiza uma expedição luso-brasileira para revisitar os passos de Dom Pedro I que precederam a Independência brasileira.
O grupo passará por 24 cidades, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Santos, no litoral paulista, também será visitada.
A expedição histórica irá seguir por caminhos percorridos por D. Pedro I, em algumas regiões do Brasil, partindo de Ouro Preto (MG).
O final da jornada é exatamente o lugar do grito do Ipiranga, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
A expedição 200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil faz parte do projeto Heróis Portugueses do Brasil.
Ele já conta com duas expedições realizadas pelo patrono e idealizador do projeto, Antonio Bacelar Carrelhas.
As duas primeiras edições trouxeram a história de Pedro Teixeira, que assegurou praticamente toda a Amazônia para o Brasil.
Além de Martim Soares Moreno, figura fundamental para impedir que os franceses e holandeses dominassem o Nordeste do Brasil.
D.Pedro I
O projeto Heróis Portugueses do Brasil busca compartilhar por onde passa, principalmente em escolas, a história de personagens com grande contribuição para a construção do território do Brasil.
Agora, sob a liderança de Raul Penna e Fernando Meira Ribeiro Dias, a terceira jornada dedica-se a D. Pedro I, primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831.
Além disso, responsável por declarar a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, e por outorgar a primeira Constituição em 1824.
Portanto, o objetivo da expedição, além de reconhecer o território brasileiro, busca integrar o conhecimento lusitano e brasileiro, destacando os portugueses que tiveram papel de relevo na História do Brasil.
Caminho
Assim, a proposta é realizar uma expedição histórica de portugueses e brasileiros, partindo de Ouro Preto, seguindo para Tiradentes, São João Del Rei, Barbacena.
No Rio de Janeiro, Petrópolis, Rio de Janeiro e finalmente São Paulo para conhecer os caminhos percorridos por D. Pedro I antes da proclamação da independência.
Para isso, foi elaborado um roteiro histórico com todas as localidades visitadas por D. Pedro para guiar a expedição.
Entre as cidades visitadas estão:
Em Minas Gerais: Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), São João Del Rei (MG), Tiradentes (MG), Fazenda Borda do Campo (MG), Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG), Fazenda São Mateus (MG).
No Rio de Janeiro: Sebollas (RJ), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Fazenda Imperial de Santa Cruz (RJ),
Dessa forma, em São Paulo: Fazenda 03 Barras, Bananal (SP), Fazenda Pau d’Alho. São José do Barreiro (SP), Areias (SP), Silveiras (SP), Cachoeira Paulista (SP), Lorena (SP), Guaratinguetá (SP).
E ainda: Aparecida (SP), Pindamonhangaba (SP), Taubaté (SP), Jacareí (SP), Mogi das Cruzes (SP).
Além disso, parada final em Santos (SP) e, por fim, São Paulo.
Aliás, Santos tem importância histórica pois por pouco a Proclamação não ocorrera na Cidade.
Na ocasião, D. Pedro I estava na cidade, terra dos irmãos Andradas e, em especial, de José Bonifácio, seu tutor e conselheiro.

Santista José Bonifácio, o patrono da Nação, é teve papel preponderante na proclamação da Independência. Não é à toa que ele -e irmãos – tem seus nomes em praças, ruas, escolas e até no Paço Municipal.
Assim, ao longo da expedição ocorrerá um registro, em audiovisual, histórico dos caminhos percorridos pelo monarca e sua comitiva, interação com a comunidade de cada localidade, palestras educativas, e distribuição de livros didáticos.
Para saber mais, acesse o link