Festival Santista de Teatro terá exibições em espaços alternativos e nas ruas | Boqnews
Foto: Divulgação
30 de agosto de 2023

Festival Santista de Teatro terá exibições em espaços alternativos e nas ruas

A partir de sexta-feira (1º), Santos recebe a 65ª edição do mais antigo festival de artes cênicas em atividade no Brasil, o Festival Santista de Teatro – Festa.

Sendo assim, com realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, em parceria com o Sesc Santos e Secretaria de Cultura (Secult), o evento gratuito ocupa, até o próximo dia 7, salas de teatro, espaços alternativos e ruas da Cidade.

Dessa forma, com obras de variados gêneros e formatos, para o público adulto e infantojuvenil.

A programação conta ainda com workshop, lançamento de livro, ensaio aberto e outras atrações.

Sob o tema ‘65 Anos de Festa – Das Lutas de Pagu Até o Fomento ao Teatro’ o festival propõe um olhar sobre as novas possibilidades abertas para os coletivos teatrais.

Além disso, especialmente aqueles com pesquisa continuada, como a aprovação da ‘Lei Sérgio Mamberti’ de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos.

Além disso, reafirma sua história de pioneirismo e vanguarda, na figura de sua criadora, a escritora, ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu (1910-1962).

A noite de abertura do FESTA65 ocorre nesta sexta-feira, no Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).

Dessa maneira, terá a apresentação do espetáculo ‘Cordel Do Amor Sem Fim – Ou A Flor do Chico’, do grupo campineiro Os Geraldos.

Ademais, com dramaturgia de Claudia Barral e direção de Gabriel Vilela, um dos mais premiados e reconhecidos diretores da cena teatral brasileira.

Em circulação nacional, a montagem já foi assistida por mais de sete mil pessoas, incluindo apresentações no Festival de Curitiba, no Festival Cena Contemporânea (Brasília-DF). E no Tiradentes em Cena (MG), entre outros circuitos.

A escolha dos nove espetáculos que compõem a mostra regional do FESTA65 se deu por meio de curadoria coletiva, com participação de representantes dos 37 trabalhos inscritos.

Dessa forma, são eles: ‘Jantar Com Daddy’, de André Leahun (Santos), ‘Eu-Fêmea: Matiz Sob Silêncio E Vertigem’, da Incena Brasil (Cubatão), ‘Contr’A’taque’, da Equipe Plataforma (São Vicente), ‘La Monstrua’, de Danielle Lima (Guarujá), ‘EntrƎ’, da Cia PlástikOnírica (Santos), ‘Democraceria LTDA’, da Trupe Olho da Rua (Santos), ‘As Fuás’, da Bordallo Produções (Santos), ‘Terceiro Sinal’, da Casa3 (Guarujá) e ‘O Baú de Candoca’, do Teatro Experimental de Pesquisa – TEP (Santos).

Já a mostra estadual terá três espetáculos: ‘Circo Fubanguinho’, da Trupe Lona Preta (São Paulo-SP), ‘Do Outro Lado do Muro’, da Espontânea Cultural e Grupo Xingó (São Paulo-SP), e ‘O Vestido da Rainha’, da Cia. Bambolina (Paraguaçu Paulista-SP).

A programação paralela do FESTA65 reúne lançamento do livro ‘Parlapatões no Ato’, de Cuca Nakasone; intervenções de dança e artes urbanas do grupo Baixada Hip-Hop; workshop de canto com o ator, cantor e preparador vocal Marcelo Boffat; feira de gastronomia e artesanato do Coletivo Afrotu; as festas ‘A Praça É Nossa’ e ‘Baixada Vermelha’.

A produção do FESTA65 dedica esta edição à memória de Lizette Negreiros, Samara Faustino, Zé Celso Martinez Correia, Alexandre Maradei, Vall Carthom e Tanah Corrêa.

Além disso, a programação completa do festival pode ser conferida no  Festa65.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.