O governo federal criou nesta quinta-feira (26) o Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública.
Portanto, a iniciativa foi criada em decreto publicado no Diário Oficial da União e faz parte de um conjunto de ações que têm como meta a recuperação das altas coberturas vacinais no país e o enfrentamento aos efeitos da desinformação.

Dessa formas, o comitê terá coordenação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. E terá a participação da Advocacia-Geral e da Controladoria-Geral da União. Além dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim como Justiça e Segurança Pública e da Saúde. Cada órgão terá quatro representantes no grupo, sendo dois membros e dois suplentes.
Entre as ações do comitê, estão previstas proposições de estratégias, levantamento de subsídios, articulação entre entes federados e sociedade civil, propostas de pesquisas, usos de recursos técnicos.
Além de ações e políticas públicas para enfrentamento da desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às políticas de saúde pública.
Desse modo, haverá reuniões ordinárias mensais, além de encontros extraordinários, quando necessário.
Portanto, o comitê é uma das frentes de ação do programa Saúde com Ciência, criado pelo governo federal na última terça-feira (24).
Como estratégia interministerial para o fortalecimento das políticas de saúde, por meio da valorização científica.
A política pública tem como princípios a cooperação, a comunicação estratégica, a capacitação, as análises e a responsabilização e prevê medidas como a disponibilização de informações confiáveis sobre vacinação e sobre notícias falsas em circulação, no portal Saúde com Ciência.
Além disso, há também a possibilidade de enviar informações duvidosas em busca de esclarecimento sobre o conteúdo.