UPA Central de Santos moderniza instalações e protocolos assistenciais | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS
26 de dezembro de 2023

UPA Central de Santos moderniza instalações e protocolos assistenciais

A reforma das salas de observação masculina e feminina da UPA Central de Santos (Rua Joaquim Távora, 260 – Vila Mathias) foi concluída, na última sexta-feira (22).

Sendo assim, com a entrega do novo posto de enfermagem, localizado estrategicamente entre as duas salas, de forma a atender a todos os pacientes que aguardam vaga hospitalar de enfermaria.

No posto, são guardados os medicamentos e insumos para uso imediato, preparadas as medicações, realizados os relatórios de evolução dos pacientes e transmitidas as informações na troca de plantão de uma equipe de enfermagem a outra.

Antes da entrega do posto de enfermagem, as salas de observação passaram por intervenções durante o mês de novembro.

Desse modo, com manutenção total das redes hidráulica e elétrica, estrutura predial, pintura das paredes, reforma na tubulação de ar condicionado e inserção de lâmpadas led para uma iluminação mais clara.

Outra novidade é que, desde a segunda-feira (18), o atendimento da equipe de enfermagem está informatizado, sem necessidade de prontuários físicos.

Além de ser uma medida sustentável, uma vez que se reduz o consumo de folhas de papel, diminui a necessidade de espaço na edificação para a guarda de arquivos.

Assim como, torna a consulta mais simples e rápida, sempre que necessária, a partir de um sistema interligado em rede.

“Nosso objetivo é promover uma assistência cada vez melhor, com mais conforto e segurança aos pacientes e também aos colaboradores”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Já na próxima semana, terá início a reforma da rampa de acesso das ambulâncias à sala de emergência, na parte externa da UPA, com prazo de término em janeiro de 2024.

Desde o início de 2023, o monitoramento 24 horas da unidade teve ampliação.

Portanto, com o aumento de 4 para 16 câmeras em locais estratégicos e áreas de maior vulnerabilidade. Houve redução expressiva de furtos, com aumento da segurança dos pacientes, colaboradores e resguardo do patrimônio público.

A medida permitiu a instalação de câmeras em diversos espaços assistenciais, como recepção, corredor de atendimento médico, de medicação e farmácia.

Assim, a direção do equipamento tem acesso ininterrupto ao movimento da unidade, podendo atuar com mais agilidade em momentos de maior fluxo de pessoas.

“Desde o início da atual gestão da UPA Central, realizamos reformas e reestruturações para melhor aproveitamento dos espaços, com criação de salas e modernização de cada setor.

Também aderimos a protocolos clínicos, com capacitação das equipes. E obtenção de certificados para aprimoramento nosso processo assistencial, com diagnósticos mais precoces e tratamento clínico de forma mais ágil, assertiva, evitando complicações. Percebemos redução do número de óbitos e melhora do estado geral de saúde dos pacientes”, destaca Christiane Porto, gerente da UPA Central, unidade gerenciada de forma compartilhada pela Prefeitura de Santos e pela organização social InSaúde.

2023

– Implantação do bicicletário
– Colocação de manta no telhado da recepção, reforma da parede do corredor dos consultórios
– Reforma da sala de protocolos para facilitar o atendimento aos pacientes com sepse, dor torácica, acidente vascular cerebral, dentre outros, com monitoramento constante e técnico de enfermagem exclusivo para essa assistência, além de promover um melhor direcionamento mediante outras necessidades clínicas que possam apresentar
– Interligação, por janela, da sala de medicação e da farmácia – favorece a dupla checagem antes da administração dos fármacos e garante atingir as metas de segurança do paciente.
– Salas de emergência,  observação adulto, observação pediátrica e de curta permanência: troca de luminárias, pinturas e reformas nas tubulações dos ar condicionado, elétrica e hidráulica destes setores
– Climatização atualizada em toda a unidade
– Manutenção, limpeza e reestruturação da rede de gases e tubulações da rede de vácuo e oxigênio
– Colocação de divisórias da Central de Materiais Esterilizados, passando a ser composta por duas salas interligadas por uma janela. Os instrumentos utilizados após uso, chamados de material contaminado,  passam por uma descontaminação inicial por produtos químicos na primeira sala e seguem, por meio da janela, para a outra sala, onde são esterilizados em uma autoclave. São materiais usados de forma expressiva no consultório odontológico, para a realização de curativos e também nos atendimentos de urgência e emergência.
– Reforma do elevador de paciente.
– Reforma estrutural na sala de tecnologia da informação.
– Sala de arquivo administrativo

2022

– Criação da sala de ultrassonografia
– Inauguração da Central de Materiais Esterilizados (CME).
– Criação de entrada e saída exclusiva para colaboradores, com câmera de acesso, biometria e ponto eletrônico
– Implantação de protocolo clínico de dor torácica, validado pela Secretaria de Saúde
– Implantação do protocolo clínico de sepse, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.
– Criação da Sala de reunião
– Criação da sala de Recursos Humanos
– Implantação da farmácia satélite
– Reforma geral do elevador de carga
– Novo refeitório para colaboradores e acompanhantes dos pacientes
– Novos armários para os funcionários

2021

– Criação do laboratório de análises clínicas dentro da UPA Central, com média de entrega dos resultados em 1 hora. Alguns exames, como usados nos casos de sepse e dor torácica, ficam prontos em até 10 minutos, otimizando o uso de medicamentos e insumos a partir   da melhor escolha para as condutas médicas
– Sala de treinamento e integração de novos funcionários
– Sala específica para coletas de exames para covid-19, monkey pox e realização de testes rápidos de HIV e sífilis, promovendo mais conforto aos pacientes e diminuindo a possibilidade de transmissão da covid-19 e monkey pox
– Climatização e informatização das salas CCIH e setor de qualidade, gerência assistencial, técnico de informática
– Pinturas, trocas de painéis e placas de identificação visual
–  Automatização portão eletrônico da recepção e do estacionamento

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.