Santos volta à elite dos Jogos Abertos do Interior | Boqnews

Esportes

23 DE NOVEMBRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Santos volta à elite dos Jogos Abertos do Interior

Com a sensação de dever cumprido, Santos garantiu a volta à primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior de 2013. A cidade lidera com folga a  segunda divisão e já abocanhou uma das duas vagas para a primeira divisão da competição, conhecida como a “Olimpíada Caipira”, que chegou à 75ª edição neste ano e termina […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Com a sensação de dever cumprido, Santos garantiu a volta à primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior de 2013. A cidade lidera com folga a  segunda divisão e já abocanhou uma das duas vagas para a primeira divisão da competição, conhecida como a “Olimpíada Caipira”, que chegou à 75ª edição neste ano e termina neste sábado (24), em Bauru, interior do Estado.
Antes de contar a trajetória santista, vale destacar o motivo da cidade, de vanguarda no esporte e uma das grandes potências da área em São Paulo, estar na “segunda divisão” dos JAIs pela primeira vez. Essa separação foi implantada em 2008 pela organização da competição, com o intuito de “otimizar a estrutura” dos Jogos.
Naquele ano, 12 cidades participaram e Santos sempre esteve neste grupo. Este ano, são 14 na primeira divisão: as três primeiras colocadas nos Jogos Abertos de 2011 – Santos ficou em quarto – e as campeãs dos Jogos Regionais (seguindo divisões geográficas feitas pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude,  organizadora das duas competições). A Baixada, Vale do Ribeira e Grande São Paulo formam uma delas e a cidade disputou a vaga com São Caetano do Sul, mas acabou perdendo.
Mas, na segunda divisão deste ano, o município tem sobrado nas quadras, campos, pistas, estádios e piscinas de Bauru. Até quinta-feira (22), tinham sido conquistadas 91 medalhas de ouro, 38 de prata e 30 de bronze, totalizando 159. Santos tem mais que o dobro de primeiros lugares do segundo colocado, Mogi das Cruzes: 40.
A pontuação, que define os dois municípios que passarão para a “elite” em 2013, segue outros critérios, além dos números de ouros. E nela, a cidade lidera com 179.5 pontos. Logo atrás vem Mogi, com 131.00 e, em terceiro, longe dos líderes, Rio Claro, com 92.00.
 
Destaques – A delegação santista contou com mais de 400 pessoas, entre atletas e comissões técnicas. E os resultados já começaram a aparecer logo nos primeiros dias dos Jogos, que começaram no dia 14. A equipe de natação da Unisanta foi uma delas. Em 38 provas disputadas, os santistas conquistaram 52 medalhas, sendo que 28 foram de ouro. Venceram, inclusive, cinco das seis provas de revezamento.
A equipe Memorial/Prefeitura de Santos conquistou três medalhas de ouro no ciclismo masculino, após três provas, com 100% de aproveitamento. Everson de Assis Camilo venceu a prova de Critérium por pontos. O time santista ainda obteve a medalha de bronze com Marcos Novello e o 4° lugar com Luiz Ortiz. No feminino, mais um bom resultado. Thabata Sartorelli garantiu a medalha de prata, conquistando sua terceira medalha após três disputas, enquanto Carina Fagiani ficou com a bronze.
“Tanto no masculino quanto no feminino nossos atletas se superaram, não somente pela distância, mas pelo relevo do circuito e a temperatura, muito elevada em Bauru”, analisou o técnico Claudio Diegues. Além disso, o título também veio, entre outras modalidades, no tênis, handebol, judô, tênis de mesa e capoeira, tanto no masculino quanto no feminino.  No basquete masculino, a Cidade ficou com o bronze.
 
Outras cidades – Os outros municípios da Baixada Santista também participaram da segunda divisão dos Jogos Abertos, mas com pouco destaque. No quadro de medalhas, até a última quinta-feira,  Praia Grande estava em 10°, Cubatão em 21°e Guarujá em 26°. Outras cidades não mandaram equipes ou não se classificaram para a competição.  

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.