A mostra ‘Quadrinho É Coisa de Mulher’, de Laluña Machado, pode receber visitas durante este mês na Biblioteca Municipal Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 58, Centro Histórico).
Portanto, a exposição, organizada pela Gibiteca de Santos, apresenta em nove painéis um pouco da história das mulheres no mundo dos quadrinhos.
Sendo assim, desde as pioneiras até os tempos atuais, passando por super-heroínas que marcaram gerações.
A produção feminina de HQs no Brasil compõe uma enorme variedade de traços, técnicas e temas. Ampliar este debate e oferecer ao público um pouco desta história são apenas alguns dos objetivos da mostra, que comemora o mês da mulher na Biblioteca Alberto Sousa.
Laluña Machado é uma historiadora e pesquisadora brasileira da área de histórias em quadrinhos. Graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ela é considerada uma das maiores especialistas acadêmicas sobre o super-herói Batman no Brasil.
Também é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sonia Luyten (ligado à Gibiteca de Santos), membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas) e editora do portal de cultura pop Minas Nerds.
Em 2019, ao lado da pesquisadora Dani Marino, Laluña lançou ‘Mulheres & Quadrinhos’ (editora Skript), que reúne 120 artistas envolvidas com quadrinhos no Brasil.
Dessa maneira, que participam com HQs, entrevistas, depoimentos e textos acadêmicos em mais de 500 páginas.
A visitação é gratuita e segue até 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.