A programação esportiva do SESC Verão 2013 do final de semana começa na sexta-feira (25) com as vivências de Arco e Flecha e Badminton. Nas Quadras Externas, às 16h, a antiga atividade do arco e flecha será apresentada ao público. A modalidade surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização. A introdução de armas de fogo retirou do arco e flecha sua função bélica e, a partir dos séculos XVI e XVII a prática passou a ser cada vez mais tratada como desporto, com torneios semelhantes aos atuais surgindo notadamente na Inglaterra, sendo o mais antigo o Scorton Arrow, disputado em 1673 em Yorkshire.
Às 19h, no Ginásio, tem vivência de Badminton Night, uma variação do Badminton, com a única diferença de ser praticado no escuro, com luzes negras que iluminam apenas a quadra e a peteca. Esta é uma iniciativa pioneira no Brasil. A noite de sexta termina com mais uma sessão, às 21 horas, do Cine Piscina, com o curta-metragem L, dirigido por Thais Fuji.
Karate-Do
A programação continua no sábado, dia 26, com o Encontro com mestres do Karate-Do”, uma clínica e bate-papo sobre a modalidade, com Mestres do Karate-do da Baixada Santista. A atividade acontece no Ginásio, a partir das 10h.
Airtrack
Crianças, adolescentes e adultos podem conhecer no sábado e domingo, dias 26 e 27, a prática do Airtrack, uma pista inflável com 18 metros de comprimento instalada na Convivência para acrobacias e saltos, que proporciona a realização de vários movimentos de forma dinâmica e desafiadora. A atividade é gratuita e será realizada a partir das 15h.
Tchoukball
Criado na Alemanha, o Tchoukball vem crescendo no Brasil como uma prática esportiva de pouco impacto físico e que tem a finalidade de promover a integração entre seus participantes. A vivência da modalidade acontece também no sábado e no domingo, às 16h, nas Quadras Externas.
A filosofia do Tchoukball tem um caráter único e a intenção de transformar a sociedade mais humana, sendo reconhecida pela ONU como Esporte da Paz e pela UNESCO como Esporte Pedagógico. O nome vem da união de tchouk, o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e ball, bola em inglês.