Santos discute conceitos e futuro da Tecnologia da Informação, no próximo dia 14 | Boqnews
28 de fevereiro de 2013

Santos discute conceitos e futuro da Tecnologia da Informação, no próximo dia 14

“O que fazer com este mar de dados?” é o tema do evento que o Grupo F9C e a norte-americana EMC promovem na cidade para profissionais, empresários e acadêmicos da área. A palestra, no próximo dia 14, mostrará o futuro e as possibilidades deste segmento com a expansão em larga escala do universo digital.
O universo digital duplicou nos últimos dois anos e reúne 2,8 Zetabytes (Zb) em todo tipo de informação. Sim, zetabytes, uma unidade exponencialmente maior do que o popular gigabyte, ou até o terabyte. Mas apenas 0,5% desses dados são objeto de análise. Até 2020, o mundo virtual armazenará 40 Zetabytes ou 5.247 Gigabytes, por pessoa em todo o mundo. As informações são de estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), em 2012. Mas, “O que fazer com esse mar de dados?”.
É justamente este o tema do evento que o Grupo F9C, especializado em infraestrutura computacional e a multinacional norte-americana EMC promovem em Santos. Com palestra do consultor técnico Gerson Freire, da EMC, o workshop trará para discussão os conceitos de Storage, Backup e Archiving, ferramentas de Tecnologia da Informação que abrem inúmeras possibilidades para agregar valor comercial a todo este universo digital que não para de crescer. “Há um mundo a ser explorado em TI, principalmente a partir dos conceitos que vamos trabalhar na palestra”, afirmou Gerson Freire.
O evento terá início às 7h45 no salão Porto do hotel Mercure Santos, em frente à praia do Boqueirão. O objetivo, segundo o diretor executivo da F9C, Jorge Cardoso, é reunir a comunidade de TI na região, fomentar discussões em torno das demandas por tecnologia, em uma época na qual a produção de dados cresce exponencialmente e apresentar o futuro deste setor, a partir das ferramentas disponíveis.
As inscrições, gratuitas, estão abertas pelo www.f9c.com.br. O cadastro de participação está sujeito a confirmação.
Crescimento
O momento para discussão sobre TI é propício no litoral paulista, já que o Parque Tecnológico de Santos é uma realidade desde 2009 e o segmento está em plena expansão na cidade, sendo um dos vetores de desenvolvimento do atual Plano Diretor do Município.
O workshop terá a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da chefe de Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudia Maria Salles Haddad, uma das responsáveis pelo andamento do Parque Tecnológico no Município. A abertura terá ainda apresentação de Jorge Cardoso, diretor executivo da F9C, e de Márcio Sanchiro, executivo da multinacional EMC.
“Nossa meta é investir R$ 500 mil na unidade santista, nos próximos dois anos. O projeto F9C para 2013 é a Baixada Santista, pela importância da região para o país. Queremos construir aqui uma empresa santista, com DNA local e Parceiros locais”, destacou Cardoso.
Serviço
O que fazer com este mar de dados? 
Data: 14 de março de 2013
Horário: das 7h45 às 11 horas
Local: Mercure Santos (Av. Washington Luis, 56, Boqueirão – Santos/SP)
Inscrições: www.f9c.com.br (Vagas limitadas)
Estacionamento gratuito com valet no local
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.