Dengue: Santos tem 331 casos confirmados | Boqnews
5 de março de 2013

Dengue: Santos tem 331 casos confirmados

Desde 1º de janeiro a cidade tem 331 casos confirmados de dengue. A divulgação do número é a primeira desde que a prefeitura anunciou a publicação semanal do balanço da doença, na semana passada, no lançamento do Plano Municipal de Mobilização Contra a Dengue. 
Além dos dados atualizados, sob responsabilidade da Seção de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde, também é divulgada a situação das 438 armadilhas distribuídas pela cidade, que monitoram a presença da fêmea do Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus. 
O mapa é formado por uma escala de cores (verde, amarelo, laranja, vermelho e cinza) para identificar os locais onde a presença do mosquito é maior. O monitoramento ocorreu entre 24 de fevereiro e 2 de março. 
“O verde significa que a armadilha não capturou nenhuma fêmea do mosquito; o amarelo mostra que houve uma captura; o laranja representa duas e o vermelho aponta três ou mais. Já a cor cinza indica que o local onde está a armadilha não pôde ser verificado por estar fechado. A situação de alerta começa quando as armadilhas capturarem dois ou mais mosquitos”, explica Carolina Ozawa, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.
Mutirão na Aparecida quinta-feira – Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, Boqueirão, Estuário, Encruzilhada, Marapé, Campo Grande, Centro, Saboó, Chico de Paula, Bom Retiro, Santa Maria e Rádio Clube foram os bairros onde as armadilhas acusaram a presença de Aedes Aegypti. Dando sequência à série de mutirões, o próximo alvo é o bairro da Aparecida, na quinta-feira (7). 
Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde já intimou 51 proprietários de imóveis. Duas multas, totalizando R$ 10 mil, foram aplicadas.
Sintomas – Febre, dores no corpo, nas juntas, no fundo dos olhos e manchas vermelhas na pele são os sintomas mais comuns. 
Atendimento – Pessoas com suspeita de dengue devem ir a uma Unidade Básica de Saúde (consulta de locais no site www.santos.sp.gov.br/saude). É importante se hidratar e não se automedicar. 
Como Evitar – Não deixe água acumulada em vasos, baldes, garrafas e pneus. Tampe ralos, limpe calhas, piscinas e cubra a caixa d água.
Disque Dengue – Se você conhece algum local que pode servir como criadouro ligue para o Disque Dengue: 3225-8680. Saiba quais cuidados tomar para evitar que sua casa se torne um criadouro do mosquito, no site: www.santos.sp.gov.br/dengue/
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.