MDB quer construção e diálogo com a sociedade nestas eleições, diz presidente | Boqnews
Foto: Carla Nascimento
24 de junho de 2024

MDB quer construção e diálogo com a sociedade nestas eleições, diz presidente

Presidente do MDB em Santos, o empresário André Ursini defende uma maior participação da legenda para as eleições em Santos.

“Precisamos ter espaço dentro de um governo. Para opinar e ter participação”, salienta.

“Nosso partido está em permanente construção, que busca diálogo com a sociedade e não aceita um governo imposto. O MDB é um partido que constrói”, diz durante participação no Jornal Enfoque desta segunda (24).

Ursini conta que a legenda está sendo cortejada por vários grupos políticos.

Já conversou com o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) para eventual apoio ao candidato da situação.

Seja o deputado ou o próprio prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Chegou a ser convidado a vice na chapa da vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT).

E para integrar o arco de partidos que irão apoiar a deputada Rosana Valle (PL), inclusive com a possibilidade do MDB indicar o vice, no caso, o ex-vereador e presidente da Câmara, Sadao Nakai.

Aliás, foi o PL quem montou a chapa de vereadores do MDB.

Por sua vez, Ursini não descarta até na possibilidade da legenda ter candidatura própria ao Executivo.

Seja com ele, seja com o ex-vereador Marcelo Del Bosco.

A única certeza, porém, é que o partido terá 22 nomes, inclusive 7 mulheres, como determina a legislação.

Ursini, porém, descarta que será candidato ao Legislativo.

Legenda quer ter participação efetiva nas eleições de outubro. Partido já governou a Cidade nas gestões de Oswaldo Justo (1984-1988) e João Paulo Tavares Papa (2005-2012)

Indefinição

Hoje, o cenário é de indefinição, pois a legenda depende de decisões em outras cidades.

No final de semana, o PL acertou a indicação do coronel Mello Araújo ao MDB do prefeito Ricardo Nunes, que tentará à reeleição.

No entanto, em São José do Rio Preto, o MDB quer lançar o deputado estadual Itamar Borges.

Por sua vez, o PL também vai lançar o coronel Fábio Candido, que foi candidato a deputado nas eleições em 2022.

Aliás, seu nome já aparece como consolidado e vai participar de debates como pré-candidatos promovidos pelo jornal Diário da Região

Diante deste cenário repleto de dúvidas, a indefinição também persiste em Santos.

Empresário e presidente da legenda, André Ursini, participou do Jornal Enfoque desta segunda, onde falou sobre o atual cenário do MDB e as perspectivas eleitorais. Foto: Carla Nascimento

Desconforto

A despeito de candidatos a pré-vereador do MDB terem participado de um encontro com a deputada Rosana Valle e seu grupo no último sábado (22).

O encontro ocorreu no auditório do prédio onde a parlamentar tem seu escritório político, na Avenida Ana Costa, 146.

Na escala de horários, o encontro inicial foi com representantes do PL (9h30), seguido pelo MDB (11 horas).

No período da tarde, conversa com integrantes do PRD, partido que tem como pré-candidato o advogado e professor Renato de Jesus, além do Mobiliza (ex-PMN) e PRTB.

No entanto, Ursini só soube do encontro depois do ocorrido e sequer foi convidado.

“Há necessidade de respeito e sensibilidade”, criticou.

Ele reconhece que a situação é delicada.

“Sinto-me totalmente desconfortável com a situação. O MDB tem pessoas preparadas, seja qual for a posição. A gente está pronto para o que for melhor para Santos”, enfatizou.

Ele diz que já expôs  sua posição ao presidente da legenda, o deputado Baleia Rossi, em várias oportunidades.

No entanto, conforme ele, a legenda local irá respeitar a decisão que virá do diretório nacional.

Propostas

Ursini defende que o diretório municipal deva ser ouvido para participar da construção em conjunto com outros partidos para oferecer propostas para Santos.

Como, por exemplo, propostas como a criação de uma Guarda Municipal com atuação específica no Centro Histórico.

E ainda: a criação de uma universidade pública municipal, com uso de prédios escolares no período noturno para qualificar a mão-de-obra de pessoas interessadas em aperfeiçoamento ou conhecimento profissional.

Além disso, a criação de um banco municipal para fomentar pequenos e micros empresários para geração de empregos e negócios.

Com os investimentos anunciados tanto do governo federal como estadual chegando a quase R$ 13 bilhões – praticamente a metade em razão do futuro túnel Santos-Guarujá, além de recursos no setor portuário.

“Ainda aguardamos também a construção da nova pista no Sistema Anchieta-Imigrantes entre o litoral e a Capital”, acrescenta.

Assim, Ursini antecipa também o papel do eleito ou eleita nas eleições de outubro.

“Quem governar para o período 2025-2028 terá a chance de reposicionar Santos no mercado nacional para colocar a Cidade e região novamente em um polo de geração de empregos”, salientou.

Hoje, segundo Ursini, enquanto o desemprego no País chega a 6,9%, na Baixada Santista atinge 9,7%.

“Precisamos gerar mais oportunidades, com qualificação profissional”, destaca.

Confira o programa completo

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.