![]() |
| Foto enviada pelo leitor Manoel Pereira de São Vicente |
06 DE MAIO DE 2013
Tempestade desta madrugada faz estragos na região
A madrugada desta segunda-feira (6) foi marcada por forte temporal que deixou estragos em cidades da Baixada Santista. Em São Vicente, dois barcos acabaram sendo arrastados pela ventania e se chocaram. Foto enviada pelo leitor Manoel Pereira de São Vicente De acordo com Manoel Pereira, que encaminhou a foto do ocorrido, a colisão aconteceu durante […]
A madrugada desta segunda-feira (6) foi marcada por forte temporal que deixou estragos em cidades da Baixada Santista. Em São Vicente, dois barcos acabaram sendo arrastados pela ventania e se chocaram.
De acordo com Manoel Pereira, que encaminhou a foto do ocorrido, a colisão aconteceu durante a madrugada. “O dono das embarcações estava la no local e me falou que a maré e o vento forte arrastaram os barcos desde o Portinho, ao lado da Ponte do Mar Pequeno, até a Biquinha”, conta Manoel que passou pelo local ao voltar do serviço, por volta das 7h30. “No meu serviço, esta ventania também fez alguns estragos”, concluiu.
Já em Santos, foram registradas cinco quedas de árvore. De acordo com o Diretor Científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental), Rodolfo Bonafim, a aproximação de uma frente fria trouxe desde o início de domingo (5), nebulosidade baixa para a Baixada Santista e na virada de domingo para segunda-feira, o gradiente de pressão (contraste), trouxe ventos fortes do quadrante oeste, com rajadas de até 80 Km/h em Santos.
“A velocidade foi acusada pelo anemômetro (medidor da velocidade dos ventos) da minha estação em Santos. Além disso, pancadas fortes de chuvas se fizeram presentes na Baixada. No Guarujá, na orla marítima, a ventania teve rajada de até 95 Km/h”, explica.
