A vida é repleta de inícios e fins, idas e vindas , imprevistos e obstáculos que nos fazem, frequentemente, precisar recalcular a nossa rota.
Planejamos, seguir alguns caminhos, mas, muitas vezes os desafios do cotidiano e as surpresas que a vida nos traz, exigem que ajustemos nossa direção.
Gosto da metáfora que nos compara a um trem em uma viagem, quando seguimos nossa rota, pessoas entram e saem do nosso vagão ao longo do caminho.
Nossos pais fazem parte desta viagem e um dia partem e se vão, nossos filhos que crescem e seguem suas vidas, os relacionamentos sejam pessoais ou profissionais que decidem cortar os laços e seguirem.
Seja qual for nosso trajeto, muitas vezes precisamos recalcular a nossa rota, ressignificando .
Trata-se de mudar a perspectiva sobre o que nos acontece, como quando, por exemplo, quando perdemos um emprego.
A dúvida surge: qual o próximo passo? O que fazer agora?
Nesse momento, entender quem somos e onde queremos chegar pode nos proporcionar uma visão mais clara e estratégica para seguir em frente.
Perder um ente querido, por exemplo, pode nos deixar com a sensação de que parte de nós também se foi.
O luto é a ruptura das nossas emoções que nos desafia a seguir em frente, e que nos faz sentirmos emocionalmente despedaçados.
É aí que entra a importância de ressignificar: Entender que, apesar das dores e desafios, a vida precisa continuar.
Ao recalcularmos nossa rota, podemos dar um novo significado à nossa existência, reconhecendo que, embora as perdas sejam dolorosas, a esperança de dias melhores.
Em um mundo onde as demandas cotidianas são intensas e as frustrações constantes, tomar decisões equilibradas e assertivas se torna cada vez mais desafiador.
No entanto, é exatamente nesses momentos de pressão que nossa capacidade de controlar as emoções pode fazer toda a diferença.
Sentimentos como raiva, ansiedade e medo, muitas vezes, dominam nossas reações, influenciando não só nossas decisões, mas também como lidamos com tudo e com todos.
Ressignificar é enxergar um nova forma de vemos os desafios do dia -a- dia e aprender a lidar com as emoções que surgem em cada situação.
Ressignificar é uma ferramenta essencial, pois é por meio dela que conseguimos entender e lidar de forma eficaz com os desafios do dia-a-dia e com nossas emoções.
Mas o que quer dizer isso? Ressignificar é a arte de trazer um novo significado pra vida e mudar a maneira de olhar para algo, alguém ou alguma coisa.
Recomeçar, começar de novo, mudar a maneira de olhar para o problema e focar na solução.
É a habilidade de atribuir novos significados à diversas situações, permitindo-nos encarar os desafios de forma mais equilibrada.
Vale ressaltar que, recalcular a rota, não significa abandonar nossos projetos e objetivos, nem tão pouco, desistir de seguir em frente. mas, sim, ajustá-los conforme as situações exigem.
A vida é repleta de desafios e, muitas vezes, nos vemos diante de situações que exigem uma pausa para refletir e recalcular a rota.
Mudar os caminhos não significa fracasso, mas sim coragem e propósito, cada passo se torna um avanço em direção a uma vida plena, repleta de conquistas e significado.
Afinal, recalcular a rota é reconhecer que o melhor ainda está por vir com autoconfiança e auto-estima.
E esse será o tema do nosso próximo artigo, aqui no Boqnews.
Quer saber o que é Auto-estima e como mantê-la saudável?
Eu, Marcela França espero você na próxima semana!
Um grande beijo a gente se vê por aí!
Marcela França é jornalista com atuação no rádio, televisão e palestras motivacionais. [email protected] – Instagram:@MARCELAFRANCAOFICIAL
Deixe um comentário