A cidade de Santos, com sua rica história e diversidade cultural, é tema central do livro Santos é Poesia, de Regina Célia de Albuquerque Azenha. A obra será lançada no próximo dia 20 de dezembro, às 19h30, na Open House Idiomas, localizada na Rua Clay Presgrave do Amaral, 15.
Publicada pela CineZen Edições Literárias e editada por André Azenha e Paula Azenha, a obra é fruto do edital municipal da Lei Paulo Gustavo. A editora, conhecida por sua dedicação à cultura e ao cinema, já acumula cerca de 20 publicações relevantes. Além disso, entre elas, destaca-se o livro Santos tem sabor de quê?, de Paula Azenha, finalista do Gourmand Cookbook Awards, considerado o “Oscar” da literatura gastronômica mundial, em 2022.
Além disso, com 80 páginas no formato 15×21, Santos é Poesia apresenta poemas que homenageiam personagens, locais e instituições que definem a identidade santista.
Contudo, o olhar sensível de Regina Azenha conduz o leitor por uma viagem nostálgica pelas paisagens, pelos contrastes e pelo espírito vibrante da cidade, capturando a essência de Santos com orgulho e emoção.
A capa teve a assinatura por Márcia Okida, enquanto as pinturas de Waldemar Lopes complementam os versos com ilustrações delicadas e envolventes. Regina, poetisa premiada, tem no currículo obras como Mulher: Amor e Poesia (1986), Poesia a Quatro Mãos (em parceria com seu filho André), Aquarela de Sentimentos e o recente Em Algum Lugar (2023).
Cidade de Santos
Com Santos é Poesia, a autora reafirma sua habilidade única de transformar o cotidiano em arte, celebrando a cidade que é porta de entrada do Brasil através de seu porto e berço de importantes movimentos culturais.
Portanto, o lançamento promete ser um momento especial para os amantes da literatura e para todos que têm Santos como fonte de inspiração e afeto.