Fundo Social de SP envia donativos para cidades afetadas pelas chuvas | Boqnews
Foto: Governo de SP

Cidades

06 DE JANEIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Fundo Social de SP envia donativos para cidades afetadas pelas chuvas

Na Baixada Santista, Mongaguá é um dos municípios que está sendo atendido

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Fundo Social de São Paulo segue com o envio de itens de primeira necessidade para auxiliar os municípios no acolhimento da população impactada pelas fortes chuvas no estado. Caminhões carregados com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, roupas para adultos e crianças, calçados, itens de cama, mesa e banho, cobertores, colchões e paletes de água potável estão sendo enviados nesta segunda-feira (6) para Sorocaba, Itapetininga e Araçoiaba da Serra, no interior, e Mongaguá, na Baixada Santista. A iniciativa faz parte da campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas que está em atendimento a mais de 30 cidades paulistas afetadas por temporais.

“Mais uma vez, o Fundo Social de São Paulo se coloca à disposição para ajudar. Estamos em constante diálogo com as primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais municipais para organizar o apoio estadual”, afirmou Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo. “Nosso objetivo é coordenar uma ação emergencial estratégica, garantindo que a ajuda chegue rapidamente a quem mais precisa”, completou.

Como funciona?

As cidades atendidas fazem parte da lista de municípios identificados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que monitora áreas de risco em todo o estado e coordena ações preventivas e emergenciais com o suporte de diversos órgãos estaduais. Em reunião com a presidente do Fundo Social de São Paulo, representantes de vários municípios detalharam as principais necessidades de suas localidades e formalizaram os pedidos de apoio.

Os caminhões com a ajuda humanitária partem do depósito do Fundo Social, no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, e seguem em direção às cidades. A logística da operação têm organização conforme a urgência de cada município, e ocorre desde o dia 30 dezembro. O Fundo Social de São Paulo mantém contato com autoridades de outros municípios também atingidos por temporais para avaliar suas necessidades e incluí-las na logística de envio de donativos.

Municípios monitorados

Dessa forma, a Operação Chuvas monitora 30 municípios, que estão na lista para receber apoio de órgãos estaduais. Entre eles estão: Andradina, Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, Cajamar, Campinas, Campos do Jordão, Capivai, Dracena, Guapiara, Guaratinguetá, Guarulhos, Ibitinga, Itapetininga, Marília, Martinópolis e Mongaguá.

Assim como, Monte Mor, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Redenção da Serra e Ribeira. Além de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, Tupã, Vinhedo e Votorantim.

Sobre a Operação Chuvas

Além disso, a Operação Chuvas é uma iniciativa do governo paulista, que faz parte da campanha SP Sempre Alerta, coordenada pela Defesa Civil.

Aliás, desde dezembro, a campanha monitora as condições climáticas e áreas de risco no estado. Desse modo, com o objetivo de prevenir desastres naturais e garantir respostas rápidas dos órgãos estaduais durante a temporada de chuvas intensas. Portanto, minimizando riscos e reduzindo o impacto para a população.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.