O rompimento de uma adutora da Sabesp no último dia 15 de janeiro causou estragos às famílias próximas da Avenida Santo Antônio do Valongo, no Morro São Bento, e imediações.
Além disso, em razão do elevado volume de água, rachaduras surgiram em trecho da via Santo Antonio do Valongo, entre Largo São Bento e a Rua São Marcos.
E isso impede o acesso de veículos pelo local, especialmente carros e ônibus.
Assim, três linhas de ônibus que passam pelo trecho (100, 118 e 181) passaram por mudanças.
Desse modo, os ônibus circulam até a unidade do Bom Prato no Morro São Bento.
Segundo a prefeitura de Santos, a empresa atende a notificação expedida pela Secretaria das Prefeituras Regionais, em 15 de janeiro, que concedeu prazo de 15 dias para a Sabesp efetuar serviços de reparação, recuperação dos danos, talude, contenção, limpeza e apoio social às famílias afetadas pelo rompimento da adutora, sob pena de multa por eventual não cumprimento das demandas.
A empresa reparou o dano na adutora no mesmo dia do sinistro (15) e está atendendo as demais demandas da notificação.
Moradias
Três casas na Rua São Marcos foram desinterditadas, no dia 22, pela Defesa Civil, após limpeza.
O setor social da Sabesp deverá repor utensílios domésticos para que as famílias possam retornar. O órgão municipal destaca que os imóveis precisam ainda de medidas para que as famílias possam habita-los. O 4° imóvel, que apresentou trincas após o incidente, ainda permanece interditado.
Todas as famílias foram assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sabesp.
Conforme a empresa, a partir de segunda-feira (3), terão início as obras (da Sabesp) necessárias para a liberação das vias atingidas com prazo de 40 dias.
Sabesp
A Sabesp destaca que vem cumprindo com as providências necessárias no Morro São Bento, em Santos. No mesmo dia do rompimento da tubulação foram concluídos os reparos na rede de distribuição de água da região, restabelecendo o abastecimento. E a partir desta quarta-feira (29) começará no local os trabalhos da empresa especializada, contratada em caráter emergencial, para realizar as obras que vão garantir a recuperação completa do solo.
A Companhia realizou o levantamento dos imóveis atingidos e vem mantendo contato com os moradores, adotando as medidas necessárias para o ressarcimento dos prejuízos. Além disso, reafirma seu compromisso em acompanhar de perto as famílias cadastradas pela administração municipal, oferecendo suporte social e facilitando o acesso aos serviços disponibilizados pelo Poder Público.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.