Mais florestas! Com urgência! | Boqnews

Ponto de vista

29 de janeiro de 2025

Mais florestas! Com urgência!

O Brasil é especialista em fabricar desertos.

A cobertura vegetal exuberante que existia em todos os biomas, foi gradual e crescentemente sacrificada.

Fala-se em extermínio diário de tantos campos de futebol e continuamos inertes, como se isso não nos dissesse respeito.

Só que a natureza está cobrando a fatura. As ondas de calor, as precipitações pluviométricas violentas, seguidas de estiagem e de escassez hídrica são a resposta do ambiente vilipendiado.

Detemos a receita para mitigar a situação. Mas não nos valemos dela com a insistência e consistência necessárias.

De que adianta existir infinidade de organismos, entidades, grupos, institutos, se não ganhamos escala?

A construção civil continua célere, inundando as cidades de edifícios ambientalmente incorretos, não deixa um centímetro quadrado de solo para a água se infiltrar.

Temos excesso de planos – por exemplo, Plano Clima, Plano de Transformação ecológica, Programa Nova Indústria Brasil, Plano Amazônia: Segurança e Soberania – AMAS e se fôssemos relacionar todos os planos existentes nas três esferas da federação e no Terceiro Setor, estaríamos inundando o país com uma tonelagem de textos inócuos.

Conservar e restaurar florestas é uma política humanitária da maior urgência. Todos dependemos da natureza.

Mais da metade do PIB global está condicionado pelos serviços ecossistêmicos.

Em todos os lugares, em todas as cidades deste imenso Brasil, a população precisa levar a sério a urgência de se formar mais florestas urbanas e de recompor aquelas que ainda possam existir, ainda que sejam em áreas exíguas, remanescentes do massacre a que a arborização foi submetida durante séculos.

Incentivar as pessoas a colherem sementes, fazerem mudas, formarem viveiros e se voluntariarem para plantar árvores em todo espaço de terra que ainda existir, que tenha sobrevivido ao asfalto e ao concreto.

É o compromisso com as futuras gerações, que – se porventura conseguirem subsistir – terão todas as razões para nos julgarem com toda a severidade.

Como é que tudo isso acontecia e nada fizemos para reverter o quadro melancólico de extinção da vida neste frágil planeta azul?

 

José Renato Nalini é secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, desembargador aposentado, reitor da Uniregistral, palestrante e conferencista

José Renato Nalini 
José Renato Nalini 
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.