Samuel Baccarat, o político criador de Ruas | Boqnews

Vias de Santos

31 DE JANEIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Samuel Baccarat, o político criador de Ruas

Vereador que foi responsável pelo projeto de lei de diversas ruas em Santos também recebeu homenagem com a denominação de uma via santista

Por: Ronaldo Tarallo Junior
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Caminhando pelas praças, ruas e avenidas de Santos, nem fazemos ideias de quando foram criadas.

Portanto, se você está passando por alguma via dos bairros Boqueirão, Gonzaga, Marapé, Vila Belmiro, Campo Grande, Aparecida ou está caminhando pela orla, tem grandes chances deste logradouro ter sido escolhido pelo vereador Samuel Baccarat.

QUEM FOI SAMUEL BACCARAT?

Samuel Baccarat era natural do Espírito Santo do Pinhal (SP), nasceu em 4 de fevereiro de 1892.

Assim, após ficar órfão de pai ainda jovem, batalhou para terminar seus estudos, transferindo-se para Jacareí (SP).

Formou-se em 1916, pela Faculdade de Direito de S. Paulo. Em Santos, exerceu a advocacia, ao lado de seu sobrinho, dr. João Ramos Baccarat.

Dirigiu a Associação Santista de Esportes Amadores (Asea) e clubes amadores, como a A.A. Portuguesa e a A.A. Americana.

Faleceu em 21 de março de 1934, em Marselha (França), vítima de apendicite durante uma viagem a Roma para as festividades de canonização de Dom Bosco.

Seu corpo está sepultado no cemitério do Paquetá. Era pai de Maria Baccarat, reconhecida como a primeira advogada de Santos

VIDA POLÍTICA

Exerceu mandato de vereador em Santos durante os anos de 1921 e 1929, com uma pausa entre 1926 e 1928 quando atuou como deputado estadual.

Em 1924 propôs a lei, com o apoio da Sociedade de Cirurgia e Medicina de São Paulo, que proíbia lutas de boxe na cidade após o lutador Benedicto dos Santos ter sofrido duros golpes na cabeça em um combate, em 11 de maio, no Parque Antarctica, em São Paulo.

Em 17 de setembro de 1928, enquanto atuava como secretário do Legislativo, Baccarat denunciou publicamente situações que considerava irregulares na administração pública.

Dessa forma, ele via a transparência como essencial para a boa gestão pública.

SANTA CASA DE SANTOS

Foi advogado da Santa Casa de Santos, destacando-se por sua generosidade, nunca aceitando remuneração pelos serviços prestados.

Assim, frequentemente contribuía com doações pessoais, como roupas e presentes.

Por isso, em reconhecimento, recebeu em 1933 o título de irmão remido, e seu retrato foi incluído na galeria de honra da irmandade.

RUAS DE SANTOS

Não existe um número exato de quantas vias públicas de Santos tem a indicação de Samuel Baccarat, seja como presidente da Câmara, seja com uma propositura como vereador.

Contudo,  basta uma rápida pesquisa em leis do seu período político que será possível verificar diversas ruas que sugeriu.

Algumas delas são: Avenida Saldanha da Gama (atual Av. Rei Pelé), Avenida Almirante Cochrane (Canal 5), Rua Dr. Lacerda Franco, Rua Dr. Tomás Catunda.

A RUA

Localizada no bairro do Boqueirão, com cerca de 100m, foi sancionada em 23 de junho de 1934 pelo prefeito Dr. Aristides Bastos Machado.

A denominação ocorreu por meio do Decreto 107, onde transformava a Rua Aprovada 366 em Samuel Baccarat, sendo a única da Baixada Santista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.