Capoeira ganha espaço exclusivo no Novo Quebra-Mar, em Santos | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Esportes

03 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Capoeira ganha espaço exclusivo no Novo Quebra-Mar, em Santos

Roda de capoeira garante espaço para tradicional expressão cultural

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De um lado o som dos cantos e do berimbau. Do outro o barulho das ondas e dos pássaros. Uma linda composição, acrescida de muito gingado e os mais variados golpes. Essa é a descrição da Roda de Capoeira, novo espaço inaugurado no Novo Quebra-Mar, em Santos, neste sábado (1º/2).

Agora, os praticantes do esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música ganharam um espaço no Parque Roberto Mário Santini, na orla da Praia do José Menino. A inauguração reuniu mestres, alunos, além de autoridades e simpatizantes da capoeira.

O prefeito Rogério Santos falou sobre a importância da capoeira na cultura brasileira. Desse modo, que vem desde a época da colonização, e a relação com a Cidade. “A história da capoeira em Santos começa com os mestres Sombra e Bandeira, que são referência, não apenas trazendo, mas difundindo a capoeira no Município e em todo Brasil. Agora, temos esse espaço para a prática esportiva e cultural, dedicado a todos”.

A capoeira foi desenvolvida no País por descendentes de escravos africanos no final do século 16. Em Santos surgiu em meados de 1960 oriunda de duas linhagens e escolas tradicionais da Cidade. Sendo assim, a do Mestre Sombra (Roberto Teles de Oliveira) e a do Mestre Bandeira (Luiz Sandro Barbosa).

O secretário de esportes, Rogério Sampaio, ressaltou a mistura de atividade física, gingado e cultura que a capoeira agrega. “Temos um grande número de praticantes em Santos. E agora a capoeira está no lugar certo, neste espaço que se tornou referência para a prática esportiva, com surfe, skate, ciclismo e tantas outras modalidades”.

A capoeira em Santos é reconhecida como patrimônio cultural imaterial por meio da Lei nº 4.102/22, que estabelece diretrizes e incentiva sua prática em locais públicos. O documento destaca a referência à continuidade histórica e sua relevância para a memória, identidade e formação da sociedade santista.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.