Testes da Sabesp buscam ligações irregulares em Praia Grande | Boqnews
Foto: Divulgação

redes de esgoto

04 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Testes da Sabesp buscam ligações irregulares em Praia Grande

As inspeções serão realizadas ao longo desta semana para identificar ligações incorretas que despejam águas pluviais na rede de esgoto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Sabesp realiza em Praia Grande uma série de inspeções e testes que utilizam fumaça e corante nas redes de esgoto da Baixada Santista. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (3).

O objetivo é identificar ligações incorretas que despejam águas pluviais na rede de esgoto, o que sobrecarrega o sistema operado pela Companhia e, em períodos de chuvas fortes, pode provocar vazamentos nas ruas ou dentro dos imóveis.

As equipes começaram os trabalhos no bairro Caiçara, onde moradores e comerciantes estão sendo informados sobre a importância dos serviços.

Para realizar as inspeções, a Sabesp utiliza um equipamento que libera uma fumaça inofensiva à saúde dentro dos poços de visita (aqueles tampões redondos que ficam nas vias públicas), que dão acesso às redes de esgoto. Se a fumaça aparecer em pontos dos imóveis destinados à drenagem das chuvas, como calhas ou ralos de quintais, pode indicar possíveis problemas nas instalações, com uma ligação incorreta da rede de águas pluviais à rede de esgoto.

Testes

Os testes serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que realizarão vistorias em garagens, quintais e ao longo das ruas, procurando sinais de fumaça. Caso os moradores percebam a presença de fumaça em suas residências, devem avisar um dos técnicos que estarão acompanhando a ação. É importante destacar que o teste é gratuito e não há qualquer cobrança de taxas.

Além do teste de fumaça, os técnicos podem aplicar um corante inofensivo à saúde, que complementa o diagnóstico e ajuda a identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências. O corante é despejado diretamente no vaso sanitário, em pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas tubulações de coleta de esgoto. Esse tipo de teste não oferece nenhum risco à saúde da população.

Caso sejam identificadas irregularidades, a Sabesp elabora um relatório para orientar a população sobre os reparos necessários, além de formalizar as situações junto à Prefeitura, órgão competente para fiscalizar, autuar e multar os imóveis onde não haja a correção interna necessária. As ações são programadas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alinhadas ao Projeto Esgoto Certo.

 

Esclarecimentos sobre os testes

A fumaça é segura?

Sim, a fumaça utilizada no teste é inofensiva à saúde de pessoas e animais.

 

Posso usar o banheiro ou lavar roupas durante o teste?

Sim, o uso do banheiro e as atividades diárias, como lavar roupas e louças, não serão interrompidas pelo teste de fumaça.

 

O teste pode interromper o funcionamento do esgoto?

Não. O sistema de esgoto continuará funcionando normalmente, sem qualquer interferência.

 

O que fazer se a fumaça aparecer em minha casa?

Se a fumaça aparecer dentro de sua residência, abra as janelas e avise um técnico da Sabesp.

 

A colaboração da população é fundamental para o sucesso dos testes e para garantir que o sistema de esgoto funcione de forma eficiente. Contamos com sua ajuda!

 

Canais de atendimento da Sabesp:

Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, pode entrar em contato com a Sabesp pelos seguintes canais:

-Central de Atendimento: 0800 055 0195

-Site: www.sabesp.com.br

Precisa de ajuda? Fale com a Sani, a assistente virtual da Sabesp! Você pode conversar com ela pelo chat online ou pelo WhatsApp.

-Redes sociais: (Instagram e Facebook)

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.