Santos fecha janeiro sem ocorrências relevantes nos pontos críticos | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Defesa Civil

17 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Santos fecha janeiro sem ocorrências relevantes nos pontos críticos

CCO conta com serviço de plantão 24h da Defesa Civil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Superando em mais de 11% a média do índice pluviométrico dos últimos 25 anos, em janeiro choveu 365,6mm em Santos, conforme dados do pluviômetro do Saboó, equipamento que registra a série histórica de precipitação do Município. Apesar disso, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência relevante nos pontos críticos.

A não ocorrência de casos relevantes – como deslizamento de terra mais acentuado nos morros ou interdição parcial ou total de residências – é resultado de duas fortes atuações da Prefeitura: obras de prevenção realizadas nas encostas dos morros e de drenagem, além do amplo trabalho de monitoramento preventivo, que segue sendo realizado durante todo o ano nestes locais, com o suporte tecnológico do Centro de Controle Operacional (CCO) e de drone, que permitem imagens em tempo real.

Os técnicos da Defesa Civil fazem monitoramento de campo, realizando vistorias nas áreas de risco sempre que houver acumulado ou previsão de chuvas intensas. Localizado no embasamento do Paço Municipal, o CCO conta com 2.824 câmeras interligadas, sendo que parte delas monitora todas as áreas com risco de alagamentos e avanço da maré, além de possibilitar a visualização de algumas encostas de morros, em meio ao efeito das mudanças climáticas.

Além disso, o CCO conta com um drone, com tecnologia de transmissão de imagens on-line (em tempo real), que pode ter uso para vistoriar áreas de difícil acesso e ocorrências de grandes sinistros. E também abriga o serviço de plantão 24h da Defesa Civil. As chamadas dos moradores para o telefone 199 do órgão são direcionadas à central.

Desse modo, entre as obras realizadas nos morros, os moradores do Monte Serrat ganharam mais segurança em outubro do ano passado. Portanto, após a conclusão da obra da Prefeitura voltada a melhorar as condições de drenagem e a contenção da encosta do morro. Os serviços envolveram limpeza da encosta, retirada de vegetação e movimentação de terra em cerca de 1.780m².

Em outro morro, o da Cachoeira, a segunda obra de contenção de encostas, na área da Alameda Prefeito José Gomes, teve conclusão em maio de 2024. A intervenção é complementar à primeira, executada da pista para cima. A Alameda Prefeito José Gomes passa pelo Morro Cachoeira e termina no bairro Caneleira, na Zona Noroeste.

Parte integrante do sistema de ligação pelos morros, a alameda é continuação da Rua Torquato Dias. E uma das principais vias do Morro da Nova Cintra.

A nova drenagem envolveu a construção de escadas hidráulicas, dispositivos que conduzem e diminuem a velocidade de descida das águas em dias de chuva. Desse modo, impedindo a erosão do solo e, consequentemente, o risco de deslizamento. E também caixas e canaletas de drenagem margeando toda a extensão da via, sistema interligado com os bueiros sob o pavimento.

O prefeito Rogério Santos destaca que as obras ocorrem para proporcionar segurança às pessoas que moram em áreas vulneráveis às mudanças climáticas. “Muito tem sido feito, mas a vigilância, o planejamento técnico e a pronta atenção da Defesa Civil são sempre necessários, assim como investimentos em desenvolvimento social e em habitação digna, o que contribui para a transferência das pessoas que vivem em áreas de risco e melhor acesso a equipamentos de saúde, educação e lazer. Isso somado à capacitação para o emprego e renda”.

Além disso, o secretário municipal de Governo (pasta responsável pelo CCO), Fábio Ferraz afirma que “os efeitos das mudanças climáticas estão sendo sentidos em várias cidades pelo mundo, com o aumento da maré e fortes chuvas”. “Em Santos, não registramos ocorrências graças a um trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Rogério Santos para a contenção de encostas e melhoria nas estruturas de drenagem, além da colaboração da população que sempre fica alerta e não permite o acúmulo de lixo nas ruas, deixando a cidade mais segura”.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.