Na última terça-feira (18), as fortes chuvas atingiram a cidade de Santos e a região da Baixada Santista.
Desse modo, a Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) de Santos informa que houve solapamento na calçada da Rua Galeão Carvalhal com a Rua Carlos Afonseca (Gonzaga), onde está sendo erguido um residencial.
Prefeitura de Santos
O grande volume de água provocou alagamentos em diversas regiões da cidade e também resultou no solapamento do passeio e de parte da via pública na esquina da Rua Galeão Carvalhal com a Rua Carlos Afonseca, no bairro do Gonzaga. O incidente ocorreu em frente a um local onde um residencial está sendo construído. A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos investigam as causas do problema, que estão relacionadas à infraestrutura urbana da região.
Portanto, a Seobe, responsável pela fiscalização de obras particulares, acionou equipes que atuam de forma conjunta para solucionar a situação o mais rápido possível, garantindo segurança e normalização da área afetada.
A Prefeitura também solicitou à construtora Patriani, responsável pela obra, que mantenha as medidas emergenciais necessárias, incluindo o esgotamento da água acumulada no buraco causado pelo solapamento. Além disso, a empresa deve colaborar com as concessionárias de serviço para restabelecer o abastecimento de água, energia e gás, além de recuperar o passeio com segurança.
Além disso, as condições de segurança já foram restabelecidas e os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e gás foram retomados.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) segue monitorando a região, com um agente 24 horas por dia nas proximidades da obra para orientar pedestres e motoristas, garantindo a fluidez do trânsito. A Rua Galeão Carvalhal teve sua pista estreitada, mas sem bloqueios. Já a Rua Carlos Afonseca permanece interditada no trecho entre as ruas Goytacazes e Galeão Carvalhal. A liberação do trânsito nesse trecho dependerá da avaliação e autorização dos órgãos de segurança da Prefeitura.
Patriani
Dessa forma, a construtora Patriani, responsável pela obra informa que concluiu no última quinta-feira (20) os reparos do afundamento do buraco, que abriu na calçada em frente sua obra, na Rua Carlos Affonseca, provocado pelos impactos das fortes chuvas na noite de terça-feira (18), na cidade de Santos.
Assim como os moradores, comércios e serviços vizinhos da obra, a construtora realizou as atividades necessárias para a retomada da normalidade dos trabalhos
Sabesp
Já a Sabesp comunicou que a manutenção na tubulação de água localizada em frente à construção no Gonzaga, em Santos, foi realizada após a abertura do buraco. Os sistemas de responsabilidade da Companhia não provocaram a situação no local.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.