Na Escuridão: A Luta Contra a Violência e os Avanços da Legislação | Boqnews

Ponto de vista

10 de março de 2025

Na Escuridão: A Luta Contra a Violência e os Avanços da Legislação

Nas sombras das ruas, os pedidos de socorro ecoam em silêncio, enquanto o mundo, impassível, se recusa a ouvir.

Nas paredes dos lares, nos cantos esquecidos, imersos na penumbra das cidades, mulheres vivem prisioneiras de um silêncio que jamais escolheram.

A violência se reinventa a cada dia.

O stalking torna-se uma sombra constante; a violência psicológica corrói a alma; o assédio moral e sexual sufoca com crueldade; e o estelionato sentimental manipula, destruindo sonhos e vidas.

Cada agressão, seja física ou verbal, imprime cicatrizes invisíveis – marcas de um sistema que ainda não oferece proteção plena a suas vítimas.

Em meio a esse cenário de dor e desamparo, a legislação tenta, com rigor, acompanhar o clamor por justiça.

A Lei do Feminicídio (13.104/2015) celebra agora uma década de combate à barbárie.

Além disso, a Lei 14.994/24, conhecida como Pacote Antifeminicídio, impõe penas de até 40 anos para os responsáveis e estabelece condições agravantes que podem aumentar a punição em até um terço, especialmente quando o crime é cometido durante a gestação, nos três meses posteriores ao parto ou na presença de pais e filhos da vítima.

Outras penalidades foram reforçadas para os casos de lesões corporais, crimes contra a honra, ameaças e descumprimento de medidas protetivas.

Em situações de saídas temporárias – os chamados “saidões” –, o agressor é obrigado a usar tornozeleira eletrônica, perdendo o direito a visitas conjugais.

A progressão de regime só ocorre após o cumprimento de, no mínimo, 55% da pena (ou 50% para homicídios), e a sentença retira do agressor não apenas o convívio familiar, mas também a possibilidade de ocupar cargos públicos, até o cumprimento integral de sua punição.

Mesmo com esses avanços, a dor permanece oculta – escondida atrás de portas trancadas, refletida em olhos que evitam o espelho e silenciada em vozes que não encontram forças para se erguer.

Não basta enxergar essa escuridão; é preciso acender uma luz intensa.

Romper o silêncio, oferecer um acolhimento que renove a esperança e fortalecer redes de apoio para amparar cada mulher que, por tanto tempo, se sentiu sozinha.

Porque o respeito não se suplica – ele se impõe. Porque a coragem não nasce do medo – ela se fortalece no apoio.

E, acima de tudo, porque toda mulher merece muito mais do que simplesmente sobreviver: ela merece, enfim, viver.

 


Raquel Gallinati é diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e secretária de Segurança Pública de Santos

Raquel Gallinati
Raquel Gallinati
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.