14 DE NOVEMBRO DE 2013
Mais de 170 mil veículos são esperados nas Travessias Litorâneas no feriado da Proclamação da República
As Travessias Litorâneas do Estado devem receber, aproximadamente, 172 mil veículos durante o feriado da Proclamação da República. Para atender a demanda entre os dias 14 e 17 de novembro, a DERSA conta com 18 embarcações em operação nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, […]
As Travessias Litorâneas do Estado devem receber, aproximadamente, 172 mil veículos durante o feriado da Proclamação da República. Para atender a demanda entre os dias 14 e 17 de novembro, a DERSA conta com 18 embarcações em operação nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.
Durante o feriado, a travessia entre Santos e Guarujá terá a maior movimentação. Serão mais de 131 mil veículos atendidos pelas sete embarcações disponíveis para a operação. Nas seis travessias litorâneas, a movimentação prevista para esse feriado é 3% superior ao mesmo período do ano passado, quando passaram cerca de 167 mil veículos.
Neste ano, foram entregues dois novos ferry boats, o FB-27 e o FB-28, adquiridos pela DERSA para o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. No ano passado foram entregues outras três embarcações, os FB-26, FB-29 e FB-30. O aumento da capacidade nas travessias, com a aquisição de novas embarcações, é fruto do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas.
Movimentação por travessias
Durante a Operação do feriado da Proclamação da República, entre os dias 14 e 17 de novembro, a travessia Santos/Guarujá receberá, aproximadamente, 131 mil veículos, que terão à disposição sete embarcações. Na travessia entre Guarujá e Bertioga a expectativa é de que 6,6 mil veículos utilizem as duas embarcações disponíveis.
No Litoral Sul, estima-se que 3,9 mil veículos utilizem a travessia Iguape/Juréia, que operará com duas balsas. Entre Cananéia e o Continente, uma embarcação deve transportar 1,5 mil veículos ao longo do feriado. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas, são esperados 2,8 mil veículos. Nesta travessia, estará disponível a lancha Valongo I (100 passageiros) para atender pedestres, em caso de necessidade.
Para a travessia entre São Sebastião e Ilhabela a expectativa é de que cerca de 25 mil veículos utilizem as quatro embarcações em operação.