A Food To Save é uma foodtech sustentável que chegou para diminuir o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, ela conecta estabelecimentos que possuem excedentes de produção a consumidores engajados com o consumo consciente.
Sacolas Surpresa com descontos de até 70%
Dessa forma, os estabelecimentos cadastrados podem vender suas Sacolas Surpresa com alimentos prontos para consumo imediato, muitas vezes próximos ao vencimento ou fora do padrão comercial. Assim, as sacolas são divididas entre categorias doce, salgada ou mista, e os descontos podem chegar a até 70%.
Entre os estabelecimentos que fazem parte da Food To Save na Baixada Santista estão nomes conhecidos como Cacau Show, Extra mercados e Pão de Açúcar.
Experiência
Com um impacto significativo no meio ambiente e na sociedade, a startup promove uma reflexão sobre os hábitos alimentares e o desperdício.
Dessa forma, a usuária do aplicativo, Pamela Ruivo, conta sobre a sua experiência na plataforma.
“Sempre fui indecisa para escolher sabores de pizza, sorvete, bolo… e acabava sempre escolhendo os mesmos. Com o Food To Save, achei uma forma de experimentar coisas que talvez eu nem compraria, mas que poderia gostar. Aliás, eu sempre gostei também daquelas caixinhas de assinatura surpresa. Além, é claro, de ajudar a evitar desperdício de alimentos.”
O custo-benefício também é um grande atrativo para os consumidores. “Vale a pena, sim. O valor dos produtos é sempre superior ao valor pago na sacola”, afirma Pamela. No entanto, algumas experiências podem variar. “Minha maior decepção foi uma sacola da loja que vende chocolates, onde vieram quatro barras de chocolate de um mesmo sabor, com vencimento para o mesmo dia. Apesar de ser gostoso, acho que a empresa não precisaria ter esperado tanto tempo ou poderia pelo menos ter variado os sabores. Mas, em todas as outras compras, sempre fui surpreendida positivamente.”
Consumo consciente
A Food To Save não apenas incentiva o consumo consciente, mas também empodera as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis. “Sabemos que o desperdício no Brasil ainda é muito grande, são toneladas de alimentos sendo jogadas no lixo mesmo estando próprios para consumo”, destaca Pamela, que é funcionária pública municipal e voluntária no Abrigo dos Guerreirinhos.
Com mais de 325 mil seguidores no Instagram, a Food To Save tem se destacado também no meio corporativo. Em 2023, eleita uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking Great Place to Work e finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui. Além disso, esteve entre os 10 aplicativos mais baixados no Brasil. Dessa forma, selecionada na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas.
Diante desse sucesso, fica evidente que a Food To Save está ajudando a transformar o mercado e os hábitos dos consumidores, promovendo uma solução acessível e eficiente contra o desperdício de alimentos no país.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.