CULTSP PRO promove evento gratuito RAÍZES CRIATIVAS | Boqnews
Foto: Divulgação/ CULTSP PRO
17 de abril de 2025

CULTSP PRO promove evento gratuito RAÍZES CRIATIVAS

Nos dias 25 e 26 de abril, o programa Escolas de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza o evento Raízes Criativas: Feira de Tradições e Expressões – Inovação e Tradição Conectadas pela Cultura. A gestão do programa é feita pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

Com entrada gratuita, o evento acontece no Edifício Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP – próximo ao Metrô Tiradentes), reunindo feira de exposição e venda, atividades práticas e mesas de debate com especialistas em cultura, economia criativa e patrimônio imaterial.

Feira de exposição e venda de produtos artesanais

A feira destaca a diversidade cultural do Estado de São Paulo, valorizando saberes populares e modos de fazer tradicionais. Participam expositores de diversas regiões, entre eles:

  • Mestra Alice Oliveira (Campinas/Guapiara – Região de Itapeva), reconhecida como Mestra do Artesanato Brasileiro.

  • Nicinho (Praia de Barequeçaba – São Sebastião), artesão caiçara renomado por seu trabalho com entalhe e pintura em madeira.

  • Samir Zavi (ZAVI) (São Paulo – Região Metropolitana), artista visual que trabalha com papel machê e consciência ambiental.

  • Carmen Oliveira (Ilha Comprida – Região de Registro), fundadora do Ateliê Maria Farinha.

  • Glorinha (Santa Fé do Sul – Região de São José do Rio Preto).

  • Judite Maria do Vale (Salto de Pirapora – Região de Sorocaba).

  • Marcos Antônio de Resende (Rincão – Região Central).

  • Sandra Catão (São Paulo – Capital).

  • Sérgio Manfrida (Sales Oliveira – Região de Franca).

  • Vilma Navarro (Bertioga – Região de Santos).

Horários da feira:

  • 25 de abril (quinta-feira): das 14h às 20h

  • 26 de abril (sexta-feira): das 13h às 17h

Atividades Práticas

Classificação indicativa: 16 anos | Gratuitas

Asas do Entalhe: Introdução à Arte Caiçara
25 de abril (quinta-feira), das 15h às 17h
Com Nicinho, artesão da Praia de Barequeçaba, referência na arte do entalhe e da pintura em madeira. A atividade apresenta técnicas tradicionais da cultura caiçara.

Pétalas de Palha: Criando Flores no Trançado de Milho Crioulo
26 de abril (sexta-feira), das 13h às 15h
Com Mestra Alice Oliveira, de Guapiara. A oficina ensina a criação de flores com palha de milho crioulo, conectando os participantes a saberes ancestrais indígenas.

Masterclasses

Classificação indicativa: livre | Gratuitas

Esperançando o Futuro do Artesanato
25 de abril (quinta-feira), das 18h às 20h
Painel sobre o presente e o futuro do artesanato brasileiro, com foco na valorização de comunidades tradicionais, políticas públicas e estratégias de mercado.
Participantes:

  • Josiane Masson – Diretora da ONG Artesol, articuladora social com atuação nacional e internacional.

  • Marco 500 – Curador e articulador que conecta mais de 500 criadores ao mercado criativo por meio de exposições e projetos colaborativos.

Inovação Cultural em Prol da Tradição
26 de abril (sexta-feira), das 15h às 17h
Debate sobre o papel da inovação na preservação e valorização das expressões culturais.
Participantes:

  • Adélia Borges – Jornalista, curadora e crítica de design, referência na promoção do design social.

  • Cainha – Economista com atuação em mais de 30 países nas áreas de cultura e desenvolvimento.

  • Graça Cabral – Cofundadora do São Paulo Fashion Week e do INMODE.

  • Renata Cabrera – Especialista em sustentabilidade, políticas públicas e sistemas alimentares culturais.

Onde fica ?

Raízes Criativas: Feira de Tradições e Expressões
Local: Edifício Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro – São Paulo/SP
Datas: 25 e 26 de abril de 2025
Entrada: Gratuita

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.