Exposição revela acervo de José Marques Pereira, o primeiro grande fotógrafo | Boqnews
Foto: Divulgação

Cultura

22 DE MAIO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição revela acervo de José Marques Pereira, o primeiro grande fotógrafo

Mostra na Associação Comercial apresenta negativos de vidro do início do século XX, com registros históricos de Santos feitos por José Marques Pereira, pioneiro da fotografia na cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Atualmente, basta um celular na mão para capturar uma imagem. No entanto, no final do século XIX e início do XX, fotografar exigia técnica, paciência e equipamentos complexos, como os delicados negativos de vidro. Nesse cenário desafiador, destacou-se José Marques Pereira, um dos grandes nomes da fotografia da época. Atuando em Santos por mais de 30 anos, ele construiu um valioso acervo visual que registra a transformação da cidade ao longo do tempo.

Esse trabalho histórico é tema da nova exposição da Associação Comercial de Santos (ACS) e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, com apoio do portal Memória Santista. A mostra está em cartaz no saguão da ACS (Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Santos em transformação nas lentes de Pereira

A exposição apresenta cenas marcantes da cidade em transformação no início do século XX. Entre os destaques estão imagens de lugares, pessoas, eventos e paisagens urbanas registradas entre 1900 e 1906. Muitas dessas fotografias viraram cartões postais e ajudaram a levar a imagem de Santos para o mundo.

José Marques Pereira fundou o estúdio Fotografia União e tornou-se o retratista oficial da cidade, colaborando com jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Seu trabalho é reconhecido pela qualidade técnica e valor histórico.

A técnica dos negativos de vidro

A técnica utilizada por Pereira consistia em aplicar uma emulsão fotossensível sobre placas de vidro, que captavam detalhes com grande precisão. Por serem frágeis e muitas vezes reutilizadas, as imagens feitas nesse suporte tornaram-se raras e valiosas ao longo do tempo.

Além das fotos e textos explicativos sobre os acontecimentos retratados, a exposição oferece ao visitante a oportunidade de ver de perto um negativo de vidro original, entendendo melhor o processo artesanal por trás das imagens.

Um fragmento do tempo

“Esta exposição revela a delicadeza da técnica, a força do olhar e a permanência da memória. Cada negativo é um fragmento do tempo – uma Santos que sobrevive porque ele, Pereira, um dia, mirou e clicou”, destaca o curador da mostra, Sérgio Willians, jornalista e pesquisador.

Exposição: Negativos de Vidro 

  • Local: Associação Comercial de Santos – Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico

  • Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

  • Entrada: Gratuita

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.