Na manhã desta sexta-feira (1), um incêndio atingiu palafitas na comunidade Caminho São Sebastião, no bairro do Rádio Clube, em Santos, onde fica o Dique da Vila Gilda.
Segundo a Prefeitura de Santos, o Samu está no local com 4 ambulâncias e 4 motolâncias.
Assim como, a UPA da Zona Noroeste e Complexo Hospitalar de prontidão para atender as vítimas
Aliás, casos leves, como os de inalação de fumaça, estão sendo realizados na Policlínica do Rádio Clube
Prefeitura de Santos, Defesa Civil de Santos e três caminhões e uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado estão presentes no local do incêndio.
Além disso, no início, o incêndio atingiu quatro moradias. Contudo, o fogo se espalhou rapidamente, amplicando o alcance das chamas, estima-se que tenham sido atingidas 100 unidades.
Desse modo, conforme deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) postou em suas redes sociais, confirmando a morte de uma pessoam, demonstrando solidariedade à família.

Foto: Reprodução/@pauloalexandrebarbosa Instagram
De acordo com informações do 6º Grupamento de Bombeiros (GB), uma mulher faleceu no local.
Assistência social
A Prefeitura está fazendo a triagem das famílias atingidas no CRAS Bom Retiro (Av. Nossa Senhora de Fátima, 517, altos).
O Restaurante Bom Prato está com 300 refeições reservadas para atendimento emergencial às famílias afetadas.
A administração municipal comunica que 60 cestas básicas estão reservadas para garantir a retaguarda inicial às famílias afetadas
Além disso, a UME Pedro Crescenti (Av. Brig. Faria Lima s/nº, Rádio Clube) está de sobreaviso para eventual acolhimento emergencial. Assim como, o Centro da Juventude prestando apoio às famílias afetadas, oferecendo suporte emergencial
Doações
Além disso, a primeira dama Raysa Ribbe postou o vídeo solicitando ajuda da população.
Doações de roupas, alimentos, materiais de higiene, colchões e água podem ser encaminhadas para o Fundo Social de Solidariedade (Av. Conselheiro Nébias, 388).
“Agora é a hora de nos unirmos mais uma vez em prol de ajudar as pessoas que mais precisam. Todos pela Vila Gilda!”.

Foto: Reprodução Isabelle Assis/Colaboradora
Moradora do local, a estudante Isabelle Assis conta que moradores ajudaram a retirar móveis e utensílios para evitar perda de bens pessoais.
No momento, segundo ela, o fogo está controlado.
“Comunidade se juntou para ajudar. Comunidade é isso, ninguém perguntou nome. Todo mundo carregou os móveis e levou para suas casas. Quem perdeu tudo foi uma dor que ficará marcada para sempre”, relata Isabelle.
O Instituto Arte no Dique que faz um trabalho social e educacional na região está dando apoio para as famílias.
As crianças estão sendo acompanhadas por monitores no interior da unidade com atividades lúdicas.
Evento cancelado
Além disso, em virtude do incêndio, a Prefeitura de Santos informa que foi cancelado o anúncio da aprovação do projeto de construção da nova arena do Santos FC, que seria realizado nesta sexta-feira (1°).
Portanto, uma nova data será informada oportunamente.
Diversas secretarias municipais da Prefeitura de Santos estão mobilizadas neste momento em auxílio às famílias atingidas.
Último incêndio
Em setembro de 2023, um incêndio de grande porte atingiu o Dique da Vila Gilda. Para mais informações, leia a matéria abaixo:
Até agora, 260 famílias já foram cadastradas após incêndio na Vila Gilda
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.