Buscando avançar em planos e marcas para a Primeira Cidade do Brasil, a Prefeitura de São Vicente reuniu, na terça-feira (12), no Salão Nobre do Paço Municipal, a governança multi-institucional do Plano São Vicente 500 Anos, projeto que visa fortalecer o protagonismo e a identidade de São Vicente, primeiro município brasileiro a completar a marca de cinco séculos de vida.
Desse modo, o encontro apresentou os resultados parciais já alcançados pelo plano e reforçou o compromisso com o desenvolvimento da Cidade até 2032.
Sendo assim, houve a apresentação do monitoramento das ações, metas previstas e alcançadas, detalhando os projetos em andamento, e os avanços das políticas públicas estruturantes.
Entre os destaques, estão os progressos nas vocações econômicas, como o avanço das tratativas sobre a Poligonal do Porto, instalação do UpLab do SENAI, redução do tempo de abertura de empresas, ampliação de vagas de trabalho e aumento na qualificação profissional.
Obras como a revitalização da Praça da Biquinha e a inauguração da Praça da Bíblia foram os destaques na urbanização, trazendo novos equipamentos e fortalecendo o turismo local.
Na educação, o foco foi a instalação do Instituto Federal – Campus São Vicente, a ampliação de salas climatizadas na rede municipal e a elevação dos índices de alfabetização na idade certa, pesquisa cujo Município subiu de penúltimo para 5º na Baixada Santista.
Monitoramento dos projetos
“O trabalho de monitoramento dos projetos em andamento é muito importante, porque consolida uma visão de que a cidade segue caminhando para um norte de desenvolvimento. A participação dos empresários que investiram e apostaram no plano de desenvolvimento de São Vicente é de extrema importância nesse encontro. É fundamental, porque assegura uma governança multi-institucional de implementação do Plano 500 anos, trazendo novas oportunidades de investimento e crescimento dos setores na cidade, e possibilitando ainda maior desenvolvimento ao município”, aponta Talita Correa, Secretaria de Planejamento e Governança.
Participaram do encontro o prefeito Kayo Amado, Monica Gomes (representando o Grupo Mendes), Fernando Borges, da TMK Engenharia, Caio Barros, da Ecovias, e Odair Duarte e Fabiano Rodrigues, da Consigaz, Rogério Caiuby, Conselheiro Executivo do Movimento Brasil Competitivo, e Marcelo Asquino, Diretor de Mercados Governos da Macroplan Analytcs, Secretária de Turismo Juliana Santana, e Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.
São Vicente 500 anos
Dessa forma, o Plano São Vicente 500 anos busca construir uma visão compartilhada de desenvolvimento para a Cidade.
Essa iniciativa envolve uma colaboração ativa entre o poder público, o setor privado, instituições acadêmicas e a sociedade civil. Desse modo, garantindo que todos os segmentos da população estejam engajados na construção de um futuro comum e próspero para São Vicente.
Além disso, para mais informações sobre O Plano São Vicente 500 anos, acesse através do site: https://www.saovicente500anos.com.br/
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.