Neste fim de semana, Santos oferece uma programação especial que une tradição, cultura e muita animação, perfeita para quem quer aproveitar o fim de semana do início ao fim.
Sendo assim, o dia começa na Área Continental, com a tradicional Festa de Bom Jesus da Ilha Diana, um evento carregado de fé, história e comunidade.
Dessa maneira, em seguida, o roteiro segue rumo ao Centro Histórico de Santos, onde a Festa Italiana transforma as ruas em um pedacinho da Itália, com música típica e delícias gastronômicas.
Portanto, para encerrar com chave de ouro, a noite será embalada pelo Chiquinha Gonzaga Fest, celebrando a música e o legado de uma das maiores compositoras brasileiras.
Festa de Bom Jesus da Ilha Diana
A 65ª edição da Festa do Bom Jesus da Ilha Diana promete agitar a Área Continental de Santos com encerramento neste fim de semana. O evento ocorre no sábado (16) e domingo (17), sempre das 11h às 23h, reunindo atrações musicais, culturais, religiosas e gastronômicas.
Organizada pela Prefeitura Regional da Área Continental, a festa é uma das mais tradicionais da região e deve atrair cerca de três mil pessoas. Mais que um evento religioso, é uma celebração da cultura caiçara, valorizando a identidade local e oferecendo momentos de lazer para todas as idades.
A programação inclui shows de artistas locais, espaço kids, recreação infantil e barracas de artesanato com produtos de empreendedores da região. Na parte gastronômica, o público poderá saborear pratos típicos como a tradicional tainha na brasa e outras receitas com frutos do mar. Portanto, disponíveis nas barracas da festa e nos restaurantes da Ilha, conhecidos por preservar o sabor e a tradição da comunidade.
Transporte gratuito
Para facilitar o acesso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref), disponibilizará travessias gratuitas de barca. Portanto, com embarque no cais atrás da Alfândega, no Centro Histórico de Santos.
Festa italiana de Santos
A 2ª Festa Italiana de Santos promete transformar o Centro em um pedacinho do país europeu. Dessa maneira, com comidas típicas em estandes, música ao vivo e banda itinerante, atrações para toda a família, feira criativa, literatura, área kids e muita tradição.
Toda essa programação será realizada nos próximos dias 16 e 17, das 12h às 20h, no Parque Valongo (Centro Histórico), com entrada gratuita.
O Festival tem a proposta de homenagear a rica herança deixada pelos imigrantes italianos, que ajudaram a construir a identidade não somente da Cidade, mas do País. A escolha do Parque Valongo é simbólica. O local foi um dos principais pontos de chegada de imigrantes entre os séculos 16 e 19. E está diretamente ligado à história da imigração italiana no Brasil — cujos primeiros registros formais datam dos meados dos anos de 1870.
Acesso
O acesso ao local pode ser feito através da nova Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, que faz a conexão entre a Rua XV de Novembro, 155 e o Armazém 4. Desse modo, atravessando a Rua Tuyuti – também revitalizada pelo Município – e a Avenida Perimetral. Ou pelo acesso de pedestres à travessia de barcas entre Santos e Guarujá, localizado próximo à Praça da República.
Organizada pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, em parceria com a Società Italiana di Santos, a festa é viabilizada por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com patrocínio da Sabesp e apoio da Costa Cruzeiros.
Gastronomia
A culinária será um dos grandes destaques do evento, com pratos típicos de diferentes regiões italianas preparados por restaurantes e instituições locais. Cada estande homenageará uma parte da “Bota”, com cardápios representando regiões como Sicília, Toscana, Vêneto, Lazio, Calábria e outras.
Chiquinha Gonzaga Fest
O Chiquinha Gonzaga Fest 2025 promete movimentar Santos com uma programação cultural diversa, acessível e gratuita nos dias 16 e 17 de agosto, no Arcos do Valongo. A curadoria valoriza a diversidade de ritmos, gerações e linguagens artísticas, com atrações para todas as idades. O evento homenageia o legado da compositora Chiquinha Gonzaga e reforça seu compromisso com a democratização da cultura.
No sábado (16), a festa começa às 14h com a Feira de Economia Criativa Afrotu, feira gastronômica e exposição de quadros com audiodescrição. O palco recebe apresentações de Chris Lobo e a Maleta Mágica, Tunuka, Anne Marie (com participação de Livy Star), Beatriz Lima e o rock da banda The Mönic. O grande show da noite fica por conta de Tulipa Ruiz, às 22h45.
No domingo (17), as atividades começam às 13h com novas apresentações e reabertura das feiras. A agenda inclui espetáculo infantil da Cia de Areia, mágica com Juliana Bordallo, shows de Jacque Falcheti, Gabriela Machado, Joana Chaves e Assucena. Além de poesia falada com o Slam Chiquinha Gonzaga e pocket shows de Laís Gomes, Mimo e Carolina Ramiro. O festival também conta com performances de artistas como Catharine Moreira, Annete Moreira e Juliana Ferraz.
Programa Jornal Enfoque
Além disso, a cantora e produtora cultural, Raffa Pereira comentou sobre a programação do Chiquinha Gonzaga Fest durante sua participação no programa Jornal Enfoque desta sexta-feira (15).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.