Ecologia é salvar vidas | Boqnews

Ponto de vista

19 de agosto de 2025

Ecologia é salvar vidas

Já se foi o tempo de ridicularizar os ambientalistas, dizendo que eles são seres exóticos que se abraçam nas árvores e querem salvar o mico-leão.

O movimento pela salvação da natureza tem o objetivo muito claro e objetivo de salvar vidas. Inclusive a humana.

Foi o que afirmou a jovem Greta Thunberg, que em 2019 foi considerada a “Pessoa do Ano” pela revista Time e que hoje está com vinte e dois anos.

Atualmente, ela participa da missão do barco Medleen, organizada pela “Flotilha da Liberdade”. É uma coalizão internacional que atua no conflito de Gaza.

Ela foi a inspiradora e fundadora do movimento “Fridays for Future”, que começou com o plantão feito às sextas-feiras diante do Parlamento Sueco, para que as autoridades se interessassem pelo aquecimento global.

E ela fornece instigante conceito de Justiça Climática: “Não podemos ter Justiça Climática sem Justiça Social. A razão pela qual sou uma ativista climática não é porque quero proteger árvores. Faço isso porque me importo com o bem-estar humano e planetário. E essas questões estão extremamente interligadas. Não importa qual seja a causa do sofrimento: seja o CO2, sejam bombas, seja a repressão estatal ou outras formas de violência, precisamos nos posicionar contra essa fonte de sofrimento”.

No ano passado ela se recusou a participar da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, pois criticou a escolha de um país dependente de combustíveis fósseis e com histórico de repressão a ativistas ambientais.

Ela afirmou que as conferências ignoram populações mais vulneráveis e perpetuam o sistema global de injustiças que só favorece as elites econômicas.

Tomara Greta venha a participar da COP30, que será realizada numa capital amazônica repleta de problemas sociais, com populações indígenas e ribeirinhas que já se posicionaram e querem ter voz ativa no maior encontro mundial de interessados na adaptação das cidades para o enfrentamento de um quadro de emergências climáticas a cada dia mais sério, mais intenso e mais angustiante.

E que a juventude brasileira acorde e participe mais das discussões que encaram o futuro desta nação de paradoxos: tem alguns dos maiores potenciais do planeta e abriga excluídos de toda a sorte.

Assunto para as pré-COPs que ocorrem no Brasil inteiro, com predominância de São Paulo, o Estado-síntese das desigualdades tupiniquins.

 

José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e secretário-executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

José Renato Nalini
José Renato Nalini
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.