Por Marcel Merguizo
Meio-campista da seleção espanhola antes da geração campeã da Europa e do Mundo, Mendieta, 39, acredita que Neymar precisa apenas de tempo para brilhar na Espanha.
Com passagem pelo Barcelona, mas destaque mesmo pelo Valencia no início dos anos 2000, o ex-jogador diz que os problemas fora de campo podem ter atrapalhado o atacante brasileiro no Barça.
“Neymar necessita de tempo. Mudar de uma liga do Brasil para uma da Europa, com um time como o Barcelona, é uma pressão real. E o entorno que se criou com o tema dos contratos tornou tudo passional para ele. Mas não se pode duvidar de um jogador talentoso como Neymar”, afirmou Mendieta após jogo comemorativo organizada pela Fundação Laureus em Kuala Lumpur, na Malásia.
Em relação aos craques que dominam o futebol espanhol na atualidade, Mendieta prefere o argentino Messi, do Barcelona. Mas destaca que o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é tão bom quanto o rival.
“São diferentes. Prefiro Messi porque é um jogador muito mais talentoso, mas Cristiano Ronaldo é uma máquina, incrível também”, disse o ex-atleta, que aposta em novo título da Espanha na Copa do Mundo.
“A Espanha pode ganhar, perfeitamente. É certo que os jogadores não são piores do que há quatro anos, mas que as outras seleções estão melhores. E, agora, há o conhecimento de como joga a Espanha, assim é mais complicado para eles também.” Mendieta prevê uma final contra o Brasil, no Maracanã.
No Mundial brasileiro, aliás, ele quer ver como os principais jogadores vão reagir às determinadas pressões que podem sofrer.
“Vai ser interessante ver Messi, porque ainda falta um título com a seleção, Neymar, por jogar em casa, e Ronaldo, por ter a responsabilidade de a seleção depender dele e dos gols dele.”
Sobre Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol que atua no Atlético de Madri, Mendieta acredita que o técnico Vicente Del Bosque fará uma boa escolha se levá-lo para a Copa.
“Penso que se é um jogador disponível para a equipe nacional [da Espanha] e ele já demonstrou o que sabe e o que conhece de futebol, considero que deva levar Diego Costa.”
* O repórter Marcel Merguizo viaja a convite da Fundação Laureus