Como quitar dívidas, cortar gastos e começar 2026 com mais segurança financeira | Boqnews
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
11 de setembro de 2025

Como quitar dívidas, cortar gastos e começar 2026 com mais segurança financeira

Com a chegada dos últimos meses do ano, a situação financeira da maioria dos brasileiros segue preocupante. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 78% das famílias estão endividadas em 2025. A inadimplência atinge 30,2% dos lares, reflexo do alto custo de vida e da dificuldade de organizar o orçamento. Nesse cenário, o segundo semestre vira uma corrida contra o tempo para quem deseja fechar o ano no azul e iniciar 2026 com mais segurança.

Para o educador financeiro Resende Neto, ainda dá tempo de virar o jogo. “O segundo semestre é como uma reta final. Quanto antes a pessoa corrigir a rota, mais rápido vai colher os resultados. Não precisa esperar a virada do ano para começar a mudança”, afirma.

Diagnóstico e corte de desperdícios

O primeiro passo é fazer um diagnóstico real das finanças, listando todas as receitas e despesas. Segundo Resende, o erro mais comum é viver no automático, sem saber exatamente quanto se ganha ou se gasta.

“Se você não sabe para onde vai o seu dinheiro, qualquer aumento de salário será inútil. O padrão de vida cresce junto e a sensação de escassez continua. O maior vilão não é o salário baixo, é a falta de consciência”, explica.

Depois da análise, chega o momento de cortar desperdícios: assinaturas esquecidas, tarifas bancárias, planos duplicados de streaming, compras por impulso e delivery frequente. “Gasto é como cabelo e unha: precisa ser cortado sempre. E cortar não é viver pior, é ter paz sem contas atrasadas.”

Dívidas, micro-reserva e controle diário

Para quem está endividado, a prioridade é renegociar as dívidas mais caras, como cartão e cheque especial. Investir só faz sentido depois de estancar os juros altos. Ao mesmo tempo, Resende sugere criar uma micro-reserva, ainda que pequena, para evitar novos rombos.

“O ideal é quitar as dívidas da mais cara para a mais barata e, em paralelo, formar uma reserva. Às vezes, R$ 500 já evitam um novo endividamento”, orienta.

Segundo ele, o tripé da virada financeira é:

  • reorganizar dívidas;

  • montar uma micro-reserva;

  • adotar um método de controle diário.

Planilhas, cadernos ou aplicativos podem ajudar. A dica do especialista é optar por ferramentas digitais simples, como o EnriclassApp, que permite lançar gastos pelo WhatsApp.

Planejamento de metas

Com as finanças sob controle, é hora de definir metas claras. Resende reforça que promessas vagas não funcionam. É preciso estipular valores e prazos.

“Viajar é sonho. Mas quando você define destino, data, valor e quanto guardar por mês, isso se torna meta. A diferença entre quem realiza e quem adia está na clareza do plano.”

Automatizar transferências programadas é uma forma de garantir disciplina e evitar a tentação de gastar antes da hora. Para reservas emergenciais, ele recomenda aplicações de alta liquidez. Já objetivos de médio prazo, como reforma ou curso, podem ser planejados em investimentos com prazos maiores.

Mesmo com pouco dinheiro, o segredo é começar. “Guarde 1%. Quando estiver fácil, passe para 2%. Depois 3%. Guardar dinheiro não é sobre valor, é sobre comportamento”, reforça.

Sobrevivência financeira

Dados do IBGE mostram que o rendimento médio do trabalhador caiu 1,4% no segundo trimestre de 2025. Ao mesmo tempo, a Selic permanece em 10,25% ao ano, encarecendo o crédito. O rotativo do cartão de crédito já ultrapassa 400% ao ano, segundo o Banco Central.

Nesse contexto, o alerta de Resende Neto ganha força: “Planejar é dar um endereço claro para cada real que entra na sua conta. Não é sobre controlar o dinheiro, é sobre retomar o controle da sua vida.”

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.