A Zona Noroeste de Santos ganhou, no sábado (4), um novo campo de futebol oficial, na confluência da Rua Gilberto Franco Silva com o Caminho São Jorge, na Caneleira. O espaço, que integra a primeira etapa do Parque Caneleira, promete impulsionar a prática esportiva e a convivência comunitária.
Com estrutura moderna e dimensões de 90m x 50m, o campo foi construído numa área de 10.237,50m². Desse modo, conta com iluminação de 32 projetores em LED distribuídos em oito postes de 12 metros e sistema de proteção para evitar a saída da bola. A obra incluiu terraplenagem, alambrado e portões exclusivos para público e serviço.
Além disso, o prefeito Rogério Santos reforçou que o equipamento chega para atender uma demanda antiga da população e falou do caráter social da obra. “A Zona Noroeste é berço de talentos e precisa de uma estrutura à altura. Estamos entregando mais do que um campo de futebol, é um espaço de lazer e de oportunidades”
“E esta é apenas a primeira entrega de um projeto que vai valorizar ainda mais o bairro. O futebol de várzea é parte da identidade santista. Esse campo, com medidas oficiais e iluminação de qualidade, abre espaço não só para treinos e campeonatos, mas também para o lazer de toda comunidade”, acrescentou.
Futebol amador
A Zona Noroeste abriga cerca de 60 clubes de futebol amador, paixão santista que já revelou vários craques. Agora, a Arena Caneleira se somará à infraestrutura para a prática do futebol disponível na região. Portanto, onde funcionam o Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), no Santa Maria, e o Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, no Castelo.
“É uma nova página para a comunidade da Zona Noroeste, para moradores do bairro da Caneleira e todos os santistas. Tivemos o cuidado especial desde a preparação do solo até a instalação do alambrado e da iluminação”, disse o titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso.
Parque Caneleira
O projeto não para no campo. Em uma segunda fase, o espaço receberá arquibancada, vestiários, quadras de basquete 3×3 e áreas de convivência. A proposta é transformar o Parque Caneleira em referência de esporte e integração social.
Desde 2023, a Prefeitura ampliou o espaço esportivo na Caneleira com a implantação de duas arenas esportivas em áreas que eram pontos de descartes de entulho.
Bairro
Com 3.661 moradores (IBGE 2022), a Caneleira nasceu de antigas fazendas e guarda símbolos da história nacional, como as Ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, de 1532, e o Jabaquara Atlético Clube, fundado em 1914. Agora, soma ao patrimônio cultural um novo equipamento que reforça a tradição do futebol de várzea.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.